Ícone do site Mundo Metal

Vale à pena ouvir de novo!: Slayer – “Show No Mercy” (1983)

Breve Histórico: o início

Formado em 1981, em Huntington Park/CA, a origem do Slayer deu-se quando o guitarrista Kerry King encontrou Jeff Hanneman, enquanto este fazia audição para uma banda. A dupla recrutou o baixista e vocalista Tom Araya e o baterista Dave Lombardo, ambos amigos de Kerry King.

Inicialmente, eles tocavam covers de bandas renomadas como Judas Priest e Iron Maiden em pequenos clubes da Califórnia.

Convidada para abrir os shows da banda americana Bitch, no Woodstock Club, em Los Angeles, o grupo atraiu os olhares de Brian Slagel, jornalista por profissão, mas que havia fundado a Metal Blade, sua pequena gravadora, enquanto executavam sua versão para “Phantom Of the Opera” do Iron Maiden.

Impressionado com o desempenho dos rapazes, Slagel reuniu-se com os músicos após a apresentação e sugeriu que gravassem uma música própria para a coletânea “Metal Massacre III”.

Após aceitarem o desafio, o quarteto compôs “Aggressive Perfector”, que mais uma vez impressionou Slagel, resultando em um contrato de gravação com a Metal Blade.

Porém o contrato não incluia as despesas de estúdio, fazendo com que a banda bancasse as gravações de seu álbum de estreia.

Enfim, o disco de estreia:

Após uma “vaquinha” na qual entraram as economias de Araya e um empréstimo com o pai de Kerry King, o Slayer entrou em estúdio para a gravação de seu primeiro disco. A data? novembro de 1983.

Sob alta pressão, “Show No Mercy” foi gravado e finalizado em apenas três semanas durante o mês de novembro de 1983. O disco chegaria às lojas em dezembro do referido ano pela Metal Blade Records.

SLAYER / Acervo / Metal Blade Records

Produzido pela própria banda, o álbum apresenta 10 faixas divididas em pouco mais de 35 minutos, trazendo em sua sonoridade a fusão entre o Heavy Metal, Speed e Thrash Metal. este último, estilo predominante o qual a banda abraçaria e anos mais tarde passariam a ser influências para outros grupos.

Bem recebido, “Show No Mercy” ultrapassou a marca de 40 mil cópias vendidas (20 mil apenas nos Estados Unidos).

Em 1984, eles decidiram sair em turnê pela Califórnia a fim de divulgar seu álbum de estreia, conseguindo assim a popularidade necessária na cena underground, bem como elevar o nome do Slayer.

Deu certo.

Mais que um álbum de estreia, “Show No Mercy” é parte incontestável da história do Heavy Metal, figurando na lista de álbuns relevantes e obrigatórios.

Aos amantes do bom e velho Heavy/Thrash Metal….Vale a pena ouvir de novo.

SLAYER / Divulgação / METAL BLADE RECORDS

Algumas observações acerca do disco:

“um dos álbuns mais pesados, rápidos e impressionantes de todos os tempos”.

Integrantes:

Faixas:

Redigido por: Geovani “Boy George” Vieira

Sair da versão mobile