Precisamos falar sobre o Van Halen. É uma pena que uma banda tão importante e com uma base de fãs tão grande, tenha tantos problemas internos de relacionamento.
Os caras não conseguem se entender em absolutamente nada. Desde o falecimento do icônico guitarrista Eddie Van Halen, em 6 de outubro de 2020, os membros remanescentes não conseguiram sequer organizar um show tributo em memória de Eddie.
E vejam bem, não estamos falando de qualquer músico, estamos falando de um dos caras mais importantes da história do instrumento. Van Halen foi um dos gênios da guitarra, revolucionou a forma de tocá-la e, não menos importante que isso, foi o cérebro operante por trás de uma banda de sucesso/fama mundial.
Segundo o guitarrista Joe Satriani e o baixista Jason Newsted (ex-Metallica), ambos foram abordados por Alex Van Halen. Ao que tudo indica, um show tributo iria acontecer sem as presenças de Sammy Hagar e Michael Anthony. Mas mesmo com as ausências dos dois desafetos, o projeto não foi para frente já que David Lee Roth, supostamente, começou a “atrasar propositalmente” a aprovação e o andamento de tudo.
O vocalista Sammy Hagar resolveu então fazer um tributo a Eddie à sua maneira. Reuniu uma banda excepcional que contava com ele nos vocais, Joe Satriani na guitarra, Michael Anthony no baixo assim como Jason Bonham na bateria. A turnê de Hagar se chamou “The Best Of All Worlds” e tocou diversos hinos do Van Halen de todas as fases da banda para o deleite de plateias emocionadas.
O repúdio de Alex Van Halen
Em uma nova entrevista concedida para a Billboard, o baterista Alex Van Halen contou o motivo de ter recusado participar da turnê de Sammy Hagar. O músico simplesmente disse:
“Não estou interessado. Eles não estão fazendo justiça à banda. Eles podem fazer o que quiserem. Isso não é problema meu.”
Alex está divulgando seu livro, “Brothers”, que lamentavelmente ignora a passagem de Hagar pelo Van Halen. Segundo Alex:
“O que aconteceu depois que Dave Lee Roth saiu não se trata mais da mesma banda. Não estou dizendo que foi melhor ou pior ou nada disso. O fato é que Eddie e eu fizemos nosso melhor trabalho sempre que tocamos. Sempre demos o nosso melhor. Mas a mágica estava nos primeiros anos, quando não sabíamos o que estávamos fazendo, quando estávamos dispostos a tentar qualquer coisa.”
Sendo assim, em uma entrevista anterior para a revista Rolling Stone, Alex sequer pronunciou o nome de Hagar quando disse:
“O coração, a alma, a criatividade e a magia eram Dave, Eddie, Mike e eu. Tivemos muitos outros cantores ao longo dos anos.”
Já Sammy Hagar, explicou que tentou contato com o baterista para realizar um tributo digno a Eddie Van Halen, mas o resultado foi nulo:
“Entrei em contato com Alex uma dúzia de vezes, antes que essa turnê fosse anunciada. E não obtive resposta. Quer dizer, pedi a ele para me encontrar sob quaisquer condições, quaisquer circunstâncias, a qualquer hora, em qualquer lugar. Não é como se ele tivesse me dito, ‘bem, deixe-me pensar sobre isso’. É como, nenhuma resposta, zero.”
Muito triste todo esse imbróglio envolvendo uma banda tão relevante para o Rock.