Ícone do site Mundo Metal

Van Halen: “Não sei por quanto tempo mais poderei cantar essas músicas”, diz Sammy Hagar sobre tributo a Eddie

Photo: John Atashian/Getty Images

Desde outubro de 2020, quando o lendário guitarrista Eddie Van Halen faleceu, os fãs aguardam ansiosamente por uma espécie de tributo.

Por mais que pareça ser a coisa certa a se fazer e, de alguma maneira, uma decisão óbvia, o tributo ainda não aconteceu. E, para ser sincero, talvez, nunca aconteça.

Em 2022, o ex-baixista do Metallica, Jason Newsted, chegou a afirmar que foi convidado a participar de um grande tributo que faria shows pelo mundo. Tal tributo contaria com integrantes do Van Halen, músicos convidados, assim como um guitarrista superstar.

Na ocasião, Jason disse ter aceitado um convite feito por Alex Van Halen e foi até a Califórnia realizar uma jam. O tal guitarrista superstar seria ninguém menos que Joe Satriani. Jason relatou que foi até lá para ver se aquilo parecia ser algo certo a se fazer, assim como para ver se eles conseguiriam fazer justiça ao legado de Eddie, mas logo percebeu que nunca poderiam. Ele disse:

“Como você pode? Não há ninguém que possa superar o que ele fez, então como você demonstra honra? Eu não queria que isso fosse visto como uma forma de ganhar dinheiro. E então tudo meio que fracassou.”

Sammy Hagar está insatisfeito com todo esse imbróglio. Para Sammy, um concerto de tributo a Eddie deveria ter acontecido e seria algo absolutamente natural poder prestar homenagem a um dos maiores guitarristas da história.

Photo: Ross Marino/Getty Images

Em uma nova entrevista concedida ao “Rock Of Nations com Dave Kinchen e Shane McEachern”, Sammy comentou se ele acha que tal show ainda ocorrerá algum dia. Ele disse:

“No que diz respeito ao tributo, estou tão decepcionado com a forma como eles lidaram com tudo isso, inclusive quando deixei a banda, como eles fizeram aquilo e tudo mais. Eu não sei, há uma disfunção naquela banda… Quando estive na banda nos primeiros nove anos, nos dávamos bem e eramos como malditos irmãos e irmãs e éramos felizes juntos, eramos uma grande família. As coisas deram errado. Drogas e álcool são coisas ruins quando a situação fica feia, e nunca mais foi a mesma coisa. E para eles não terem feito algo por Eddie Van Halen, o maior guitarrista do mundo, o maior músico de rock, estou te dizendo… É muito feio, mas não é o meu trabalho.”

Sammy explicou como ele e Michael Anthony procuram prestar suas homenagens a Eddie com o The Circle. Ele disse o seguinte:

“Mike e eu estamos fazendo nossas coisas e vamos sair em turnê no próximo ano novamente. Vou fazer isso enquanto eu posso. Não sei por quanto tempo mais poderei cantar essas músicas do Van Halen ou cantar minhas próprias músicas bem, você sabe, não sei até quando vou poder sair e pular no palco e fazer um ótimo show, exibir uma performance. Então enquanto eu puder fazer isso, eu tenho que continuar fazendo. Mas acho que continuamos adicionando mais e mais músicas do Van Halen ao set, é isso que estamos fazendo para homenageá-lo. Mikey cantou ‘Ain’t Talkin’ ‘Bout Love’ ontem à noite. Estamos servindo o material do Van Halen e isso é muito bom.”

Em uma outra entrevista, questionaram Sammy se Joe Satriani, seu parceiro de Chickenfoot, contou para ele que fez uma jam com Jason Newsted e Alex Van Halen para um possível tributo. Foi quando, finalmente, Sammy revelou:

“Não, porque os negócios que envolvem o Van Halen são 100% sigilosos. Aposto que quando ele entrou pela porta, eles o fizeram assinar algo e estou falando sério, Alex é um cara muito, muito reservado. Eu realmente não sei como ele consegue manter os lábios tão fechados. Eu provavelmente poderia dizer algo horrível sobre ele agora e ele nem responderia. Não leve isso a mal, não tenho nada de ruim a dizer sobre ele, estou apenas falando sobre o quão teimoso ele é. Ele não se mexe. Mas Joe me contou sobre isso mais tarde, depois que a notícia vazou na imprensa. Eu sabia que haviam conversado sobre isso porque o empresário do Van Halen, Irving Azoff, me ligou. Ele disse: ‘quero fazer uma residência em Las Vegas com você, Mike, Alex e um guitarrista superstar. E eu disse, ‘como quem?’, e ele disse: ‘como Joe Satriani’. Eu disse a ele: ‘isso me parece bastante com o Chickenfoot, só que com Alex Van Halen em vez de Chad Smith’. Eu não gostava muito disso, por mais que eu ame Joe. Ele poderia fazer esse trabalho melhor que qualquer um, sem dúvida, porque ele é muito bom e toca cada nota. Eu disse a Irving: ‘eu vou ligar para Joe. Quando o fiz, ele me contou o que aconteceu. E eu disse: ‘Jason Newsted? Que porra está acontecendo aqui, cara? De quem é essa ideia? Certamente, deve ser uma ideia de Dave Lee Roth’. E Irving disse depois que realmente foi ideia de Dave.

Photo: Leah Steiger

Meu Deus, por que ele iria querer alguém além de Mike no baixo? Provavelmente é porque ele sabe que Mike e eu somos muito próximos. Imagino que se eles tivessem ligado para Mike, Mike teria dito: ‘sim, farei isso com Sam’. Porque sem Ed, para começar, não existe Van Halen. Então agora, você vai sair por aí e simplesmente tocar apenas as primeiras músicas da banda, tipo, não vai tocar nada da segunda era? Esse seria o maior fracasso que o Van Halen já teve. Se fosse apenas Alex com outros caras, é como o que Jason Bonham faz com o Led Zeppelin. Há um milhão de bandas por aí fazendo isso. Seria totalmente maluco. Além disso, eu prefiro que ninguém tente substituir Eddie Van Halen. Acho que isso é uma blasfêmia e deveria ser ilegal.

De qualquer forma, acho que Irving deu mole e Dave o contornou, ele fez isso de qualquer maneira. Estou surpreso que Alex tenha ido tão longe, mas Alex pode ter sido apenas metódico e dito: ‘bem, vamos ver como será isso. Tipo, apenas vamos ver…’.”

Sair da versão mobile