Existem bandas que dividem seu público, isto é um fato. Quem nunca viu dois fãs do Black Sabbath discutindo sobre qual fase é a melhor, Ozzy ou Dio? E o mesmo acontece com muitos outros nomes, inclusive, com os músicos envolvidos nas duas eras distintas ajudando a fomentar esta divisão.
Talvez, o melhor exemplo de todos seja o Van Halen. David Lee Roth e Sammy Hagar, ambos, conseguiram emplacar discos de sucesso, ambos possuem uma quantidade enorme de hits e clássicos do Rock. Certamente, poderíamos montar um álbum ao estilo “greatest hits” ou “best of” de ambas as fases.
Além do enorme sucesso dos dois períodos, os vocalistas possuem mais um ponto em comum: eles se odeiam! Certamente, isso não é novidade para ninguém e já rendeu episódios pitorescos.
Recentemente, o renomadíssimo autor Martin Popoff lançou o livro “Van Halen at 50” e trouxe algumas informações que poderiam servir como gasolina na fogueira para estes dois senhores.

Segundo Popoff, o produtor do primeiro disco do Van Halen, Ted Templeman, já naquela época queria substituir David Lee Roth por Sammy Hagar. A troca acabou acontecendo de fato apenas em 1985, mas em uma recente entrevista ao Booked on Rock Podcast, Popoff comentou sobre como teria sido se Hagar tivesse substituído Roth em 78. Ele disse:
“Sammy era um cara bonito, seu cabelo era legal. Ele se vestia um pouco de forma boba, mas todos eles se vestiam. Talvez ele não se vestisse tão legal, talvez ele fosse um dos caras mais nerds da banda. Mas se todos eles pegassem ele e pegassem Michael Anthony, porque Mikey também não se vestia muito bem nos primeiros dias.
Mas quem sabe? Ótima voz. Eu não gosto muito dos trejeitos dele no palco naquela época. E sabemos que Dave é um showman incrível. Ele parecia incrível, ele cantava muito bem, ele era simplesmente um foguete lá em cima, um frontman explosivo e eu me lembro, quando criança, de pensar que ele era o cara mais legal de todos. E eu acho que nunca pensei isso sobre Sammy Hagar.
Quer dizer, já em 1978, 79, 80, eu conhecia todos aqueles álbuns do Sammy Hagar. E para mim, ele era um pouco como uma versão mais pesada de Bryan Adams ou um proto-Night Ranger. Tipo aquele Hard Rock mais Pop, Heartland, Rust Belt Rock Range. Meio rock do meio-oeste, certo? Então, nunca achamos que ele fosse super legal. Apesar de ‘Street Machine’, nós gostamos bastante daquele álbum que estava saindo.
Mas quem sabe o que teria acontecido? Se eu realmente tivesse que pensar sobre isso e dar uma resposta correta, eu diria que eles provavelmente ainda estariam bem porque Sammy traz outras coisas para a mesa.””
Em termos de performance vocal, sabemos que Sammy Hagar possui uma técnica muito mais apurada, porém, muito do sucesso que o Van Halen fez em seu início de carreira foi devido as performances diferenciadas de Lee Roth. É difícil imaginar como teriam sido as coisas caso Hagar tivesse assumido os vocais já no primeiro disco.
Mas e você, nos conte sua opinião. Use o espaço reservado aos comentários e nos diga o que você acha que teria acontecido!