Nos acostumamos tanto com determinadas estéticas que é até estranho pensar, por exemplo, que um dia o Venom não foi um trio, mas um quinteto.
“O que!?”
Pois é, em um período anterior ao lançamento de seu primeiro álbum de estúdio, o grupo mais satânico da NWOBHM levava mais gente para cima do palco.
É verdade que os tempos de quinteto não duraram muito. Pouco antes de “Welcome To Hell” começar a ser preparado, a banda já era um quarteto. Nesta época, os integrantes já tinham resolvido adotar os famosos pseudônimos, mas acontece que além de Cronos, Mantas e Abaddon, havia um vocalista que curiosamente escolheu o pseudônimo: Jesus Christ.

Clive Archer, o Jesus Christ
O nome desse músico era Clive Archer e ele teve dois papeis importantes na história e no desenvolvimento do Venom. Pensando na estética do Black Metal, apesar de ser contra a temática satanista (o pseudônimo do cara entrega), Clive usava um tipo peculiar de corpsepaint. Segundo relatos, ele usava um produto que fazia com que sua face ficasse enrugada (craquelada seria a palavra exata) e parecesse que estava se quebrando. Tal tipo de pintura acabou sendo uma das grandes influências para outras bandas do estilo anos mais tarde.

A outra contribuição de Clive foi de emprestar todos os seus equipamentos musicais ao grupo. Mesmo depois de deixar o Venom por divergências ideológicas, o músico cedeu sua aparelhagem para o trio. Isso ajudou e muito para que o grupo pudesse seguir em frente sem maiores problemas.
Outra curiosidade pouco divulgada é que esta não seria a primeira vez que o cristianismo iria “dar uma forcinha” aos precursores do Metal profano. Logo após o lançamento do clássico álbum “Black Metal” (1982), o Venom foi banido de praticamente todos os estúdios de Newcastle e, acreditem, quem cedeu espaço para a banda poder ensaiar foi um padre de uma igreja católica.
Nesta época, a banda ensaiava dentro de uma igreja e existem até algumas fotos muito irreverentes, onde Cronos aparece sacaneando a paróquia e invertendo crucifixos fixados na parede.

Agora, conta pra gente usando o espaço destinado aos comentários, você imaginou que uma das bandas mais relevantes para a disseminação da temática satânica no Metal, além de ensaiar dentro de uma igreja, ainda teve um vocalista chamado Jesus Christ?