O guitarrista sueco Yngwie Malmsteen, conversou recentemente com Eddie Trunk, e relembrou amizade com os membros do Deep Purple. Vale lembrar que o guitarrista Ritchie Blackmore é uma das influências de Malmsteen no instrumento, conforme o sueco já disse em diversas entrevistas. Trunk o questionou se houve, em algum momento, a possibilidade de que ele se juntasse ao Deep Purple:
“Sim, houve conversas aqui e ali. Eu andava com Ian Gillan por anos e anos quando ele estava realmente fora da banda por um tempo e depois voltou. E Roger Glover sempre foi um cara muito legal.
Na verdade, eu tinha uma foto muito boa do Japão, onde estou no palco com… Sou eu, Roger Glover, Ian Paice e John Lord. Porque John Lord subiu ao palco naquela noite, muito tempo depois de ele ter saído.
Então, sim, sempre foi uma vibe boa. E simplesmente, sei lá… Simplesmente não aconteceu, sabe?”
Yngwie Malmsteen também revelou que prefere álbuns ao vivo , em vez de álbuns de estúdio. Ao se referir ao “Made in Japan” (1972) do Deep Purple, ele disse:
“O engraçado é que, de todas as bandas que eu achava ótimas, os álbuns ao vivo eram sempre os que eu mais gostava. Poderia ter sido UFO, Thin Lizzy, Judas Priest ou qualquer outro. O show deles sempre foi o que eu mais gostei.
E sem falar em ‘Made in Japan’, é claro. ‘Made in Europe’ também é bom.
Então, sim, eu costumava achar que havia algo diferente no álbum ao vivo. Você sente o gostinho de como é o show. É um som, uma forma de tocar, uma sensação e tudo mais um pouco diferentes. Eu sempre gostei.”