Em conversa sobre os primórdios do estilo com Eddie Trunk, Geezer Butler, lendário baixista do todo poderoso Black Sabbath, contou a história de como a saudosa banda inglesa atingiu o status de criadora do gênero “por acidente”.
As músicas e letras extremamente pesados do Black Sabbath contribuíram muito para definir as características do Heavy Metal como o conhecemos hoje. Mas Butler revelou que o termo ‘Heavy Metal’ foi usado pela primeira vez para se referir a eles, durante a segunda turnê do quarteto pelos EUA. Nesta ocasião, um dos críticos compartilhou suas ideias sobre a banda, dizendo que aquilo não era ‘música’.
Conta outra, mané!

Segundo o tal “crítico”, o estilo do Sabbath não passava de um monte de metais pesados esmagados e juntos. Ou seja, o termo ‘Heavy Metal’ era na verdade usado pejorativamente para mencionar a musicalidade ímpar criada pela banda, mas este é um típico caso onde o feitiço virou contra o feiticeiro, já que acabou sendo utilizado como o rótulo que definiria de uma vez por todas o estilo de tocar da banda.
Falando como se sentiu ao ler todas estas críticas, Geezer Butler contou:
“Quando estávamos em turnê na América. Acho que foi a segunda turnê nos Estados Unidos, e li essa resenha. O cara disse: ‘Isso não é música; soa mais como um monte de metal pesado esmagado.’ De alguma forma, isso chegou à Inglaterra e, a partir de então, foi a coisa sarcástica que costumava se aplicar a nós. ‘Isso não é música; é um monte de metal pesado’. Por alguma razão, ficamos presos a este rótulo.”
Black Sabbath é uma das maiores bandas de todos os tempos.
Com toda certeza!