Esse é o segundo capítulo da série “Covers Que Fizeram História No Rock e No Metal”
Introdução
Assim como dissemos no Capítulo I, durante a história da música, na imensa maioria das vezes, artistas e bandas chegam ao êxito com suas próprias composições. Mas, sempre há exceções. Se refletirmos sobre esse mesmo tema em relação ao Rock e ao Metal, como resultado, chegaremos a essas mesmas conclusões.
Há artistas que ganham destaque, pela primeiras vez, através de algum cover, enquanto há outros que o fazem em algum momento de sua carreira. Assim sendo, que tal conhecermos mais alguns desses casos, agora mesmo?
Quiet Riot – “Cum On Feel The Noize”

Após um EP, “Suicidal Show” (1975), e dois full lenghts, “Quiet Riot” (1978) e “Quiet Riot II” (1979), chegava, enfim, a hora da banda americana Quiet Riot alcançar o seu sucesso. No entanto, isso só foi acontecer no ano 1983, no lançamento do álbum “Metal Health”.
O single carro chefe que impulsionou o sucesso de desse disco foi o cover da canção “Cum On Feel The Noize”, a qual foi originalmente gravada pela banda britânica de Glam Rock, Slade, no início da década anterior.
No álbum seguinte, “Condition Critical’, Quiet Riot tentou usar a mesmíssima fórmula, inclusive gravando outro sucesso do Slade, “Mama Weer All Crazee Now”, contudo dessa vez deu errado e o quarteto californiano jamais conseguiu repetir o êxito de “Metal Health” no restante de sua discografia.
Slayer – “Dissident Aggressor”

Convenhamos que cover nunca foi o forte da banda americana de Thrash Metal, Slayer, pois as versões editadas pelo quarteto geralmente deixaram bastante a desejar. Só para exemplificar, basta ouvir como ficou a versão deles para “Born To Be Wild” do Steppenwolf. Entretanto, em seu quarto full lenght, “South of Heaven”, Slayer mandou uma versão para “Dissident Aggressor”, canção que fecha o quarto álbum do Judas Priest, “Sin After Sin”, que saiu em 1977, e se saiu muito bem.
Talvez provavelmente por Judas Priest ser uma das grandes influências do Slayer, “Dissident Aggressor” ficou bem demais no contexto do álbum “South of Heaven”.
Ouça e confira como ficou:
Iron Maiden – “Cross-Eyed Mary”

Na ocasião do lançamento de seu quarto álbum completo, a banda britânica Iron Maiden lançou dois singles: “Flight of Icarus” e “The Trooper”. “Flight of Icarus” saiu anteriormente ao lançamento do “Piece of Mind” e no seu lado B, um cover do Montrose, “I’ve Got the Fire”. Mas não é esse o cover que queremos destacar.
Depois do lançamento, saiu mais um single, “The Trooper”, e em seu lado B, “Cross-Eyed Mary”, clássico do Jethro Tull, presente em seu disco de maior relevância, “Aqualung”.
Ao contrário do que dissemos a respeito do Slayer, Iron Maiden sempre mandou bem nos covers, já que poderíamos citar outros como: “King of Twilight” (Nektar), “Doctor, Doctor” (UFO), “My Generation” (The Who), “Kill Me Ce Soir” (Golden Earring), etc…
Aguarde por mais covers que fizeram história no Rock e Metal no próximo capítulo.
Aquele Acústico do Nirvana marcou muito, principalmente por Kurt tocar influências dele ali e surpreender a todos com determinadas músicas…era um show de despedida mesmo!!!! Sobre o Iron Maiden, as influências e covers estão na música dos caras ali embutidos, difícil não perceber e analisar em suas partes instrumentais coisas dos anos 60 e 70!!!! Valeu!!!!