Antigamente, as bandas lançavam dois ou três discos de estúdio e, logo, sabíamos que o próximo provavelmente seria um ao vivo. As pessoas realmente se importavam com discos ao vivo e queriam saber como suas bandas preferidas tocavam fora do ambiente de estúdio. Eram outros tempos…
Hoje temos ferramentas poderosas como Youtube em que podemos acompanhar nossos artistas show a show. Chegamos a um ponto em que nem sabemos ao certo a motivação das bandas em gravar álbuns com performances ao vivo. Talvez para vender DVD’s ou Blu-Ray’s, acredito que um dos bons motivos para as bandas ainda fazerem isso é por que é uma tradição. Os fãs mais antigos adoram, consomem e passamos toda uma vida vendo nossos herois da música apresentando esse tipo de material. Então, por que não?
Bem, 20 anos depois de seu último disco ao vivo, o Cradle of Filth está lançando mais um chamado “Trouble And Their Double Lives”. Em entrevista concedida ao site Blabbermouth, o vocalista Dani Filth, falou sobre suas motivações e sobre o fato de ter esperado tanto para lançar um outro disco ao vivo. Ele contou o seguinte:
“Precisamos de 20 anos para preencher os dois lados de um CD (risos). A verdade é que não acho que um álbum ao vivo teria acontecido antes. É muito circunstancial. Evidentemente, também foi atribuído ao que as pessoas sofreram nos ultimos anos, que foi a pandemia. Isso atrasou o lançamento de nosso último álbum de estúdio, ‘Existence Is Futile’, por cerca de um ano. Isso atrasou nossa mudança de gravadora, saímos da Nuclear Blast e fomos para a Napalm Records, por um ano.
Nós nos encontramos com algum tempo de inatividade e um monte de gravações que foram tiradas da turnê mundial de ‘Cryptoriana (The Seductiveness Of Decay)’. Foi assim que nasceu a idéia do disco. Estávamos compilando a lista de faixas e tínhamos um olho no passado, nós pensamos: ‘Sim, já se passaram 20 anos, mas não queremos replicar o que colocamos no álbum ao vivo anterior’, Vinte anos se passaram e esses discos estarão um ao lado do outro em uma loja de discos ou no Spotify.”
O Cradle Of Filth lança álbuns com certa constância e uma de suas principais características da banda é não deixar que a qualidade dos materiais diminua em hipótese alguma. Todos os últimos registros de Dani Filth e compania deixaram ótimas impressões tanto do ponto de vista criativo, como da parte lírica, instrumental e dos discos físicos. Partindo para este assunto, não poderia passar a pergunta capciosa sobre a direção músical do novo trabalho que já está em processo de composição. Dani comentou se será parecido com o último (‘Existence Is Futile’):
“Não será um milhão de milhas de distância disso. Eu tenho trabalhado em parte do material nos últimos tempos. Estamos dando os últimos retoques nas músicas que vamos gravar, estamos vendo se todas elas fazem sentido ou não. Tem uma vibração de ‘Dusk And Her Embrace’. musicalmente, tem algo de ‘Dusk And Her Embrace’ e ‘Midian’, mas liricamente, tem sua própria vibração. tenho a sensação de que se parecem um pouco com ‘Dusk And Her Embrace’, Eu não sei por quê A história se repete, Talvez seja porque escrevemos ‘Dusk’ nessa época específica do ano, mas sinto que tem essa vibe. Parece ótimo.”

Ao ser perguntado sobre como a banda consegue estar sempre na estrada fazendo turnês e mais turnês e, ao mesmo tempo, lançando muitos discos de estúdio, em comparação com as outras bandas de sua época, Dani explicou:
“Não sei a situação de outras bandas. Acho que é uma questão de sorte, perseverança e ter boas pessoas ao redor da banda. Temos uma boa equipe de gerenciamento. Temos uma equipe de pessoas que são ótimas para nós. Ótimos gerentes de turnê. Scott Atkins, nosso produtor, com quem vamos trabalhar no novo álbum, Ele fez nossos cinco álbuns anteriores. Temos boas pessoas ao nosso redor. Isso sempre ajuda. Somos bastante prolíficos em nossas composições. Este álbum foi um pouco desafiador porque, como acontece com todo mundo, a pandemia deixou todo mundo desequilibrado. Tivemos mudanças na formação e Elas não foram pequenas, mudamos um guitarrista e um tecladista. Obviamente, sangue novo tinha que ser integrado e Você não pode se juntar a uma banda instantaneamente. Houve um período de integração também. Mas Sim, é muito emocionante e Estou animado.”
