Mike Mangini, ex-baterista do Dream Theater, vive sendo perguntado sobre os reais motivos que causaram o rompimento do músico com uma das principais bandas de Prog Metal do mundo. Porém, o músico vive dizendo que a sua declaração feita logo após sua saída da banda, já era o suficiente e que não tinha mais o que fizer. Então, ele teve que falar novamente. E quem questionou foi aquele que é mais próximo da banda. Ou seja, o Dream Theater World, fã-clube oficial do Dream Theater.
Contudo, nessa nova entrevista Mangini falou sobre a sua saída após 13 anos dedicados ao Dream Theater. O músico foi demitido para dar lugar ao retorno do baterista original da banda, Mike Portnoy. Mike Mangini disse:
“Bem, é como qualquer coisa em toda a minha carreira no passado. ‘Ok, isso é um evento. Ah, isso é interessante.’
Acredite ou não, quando me perguntam sobre isso, eu fico tipo, minha declaração [que fiz na época da minha saída do Dream Theater] já diz tudo. E o que me surpreendeu sobre a declaração em si é que eu costumo ser prolixo. Eu costumo divagar. Tenho aquele jeitinho de falar com as mãos que é bem mediterrâneo, e não consigo acreditar, tipo, em algumas frases ou uma frase, seja lá o que for, tipo, já disse tudo. Era só isso. Então, imediatamente pensei: ‘Ah, tá. Entendi.’
Não importa quantas vezes eu diga isso — muitas vezes, as pessoas talvez me perguntem em particular: ‘Ah, o que mais aconteceu?'”, continuou ele. “É tipo, por que haveria outra coisa? Só isso. Faz sentido.”
Referindo-se à sua mentalidade na época de sua saída, Mike Mangini disse:
“Onde eu estava na época — eu tinha um quadro de cortiça e tinha as coisas da minha vida categorizadas, e toda a parte educacional, no que diz respeito aos meus produtos e serviços, que estava cheia de fichas e tarefas inacabadas. E eu olhei para aquilo e pensei: ‘Bem, eu sei o que tenho que fazer agora’. E então, no dia seguinte, acordei bem cedo, com uma xícara de café, uma xícara fumegante de café preto, e simplesmente olhei para ela e pensei: ‘Ok, como eu faço isso?’ E eu simplesmente comecei. Quer dizer, é isso que você faz. É isso.”
Só para ilustrar e relembrar, o anúncio do retorno de Portnoy ao Dream Theater ocorreu em 25 de outubro de 2023. Entretanto, Mike Mangini declarou o seguinte à época:
“Entendo a decisão do Dream Theater de trazer Mike Portnoy de volta neste momento. Como foi dito desde o primeiro dia, minha função não era preencher todas as funções que Mike ocupava na banda. Eu deveria tocar bateria para ajudar a banda a continuar. Minha principal função, manter nosso show ao vivo funcionando perfeitamente todas as noites, foi uma experiência intensa e gratificante. Felizmente, tive a experiência de tocar com esses músicos icônicos, além de alguns momentos divertidos e cheios de humor. Também gostei muito de passar muito tempo com a equipe. E também tem a vitória no Grammy, que foi incrivelmente gratificante. Aos fãs: muito obrigado por serem incríveis comigo. Eu guardo com carinho as fotos que tenho de vocês todos perdendo a cabeça e se divertindo. Por fim, eu realmente amo a banda, a equipe e a gerência e desejo a eles e a toda a organização tudo de bom.”
Por fim, em fevereiro passado, Mangini lançou uma nova banda, Monolith, com Hernán “Motley” Rodríguez no baixo e vocal, e Andy Barrow na guitarra.