Em uma nova entrevista ao Chaoszine da Finlândia, o guitarrista do Exodus, Gary Holt, condenou os jornalistas que se utilizam do famoso clickbait para ganhar acessos. O termo inclusive é o nome de uma das faixas do novo disco da banda, o excelente ‘Persona Non Grata’. Gary disse o seguinte:
“Tudo o que você lê, hoje em dia, é clickbait. É muito raro que uma manchete seja realmente o que seu título indica. Quase sempre o título usado é totalmente tirado do contexto. Especialmente na política – tudo é projetado para fazer você clicar naquela matéria, porque é assim que eles estão gerando sua renda e seu dinheiro. Eles não se importam se você lê, eles só querem que você clique no link. E às vezes eles têm que atrair você para dentro – é como lançar uma isca em uma armadilha.”
Gary respondeu se mudou a maneira como ele responde perguntas em entrevistas justamente para não ser vítima dessa cultura do clickbait:
“Eu tento. O engraçado é que eu tento. Mas uma coisa que se perde na entrevista impressa é o fator humano. Você e eu podemos conversar agora e eu posso dizer algo e então há uma grande risada no final, mas você lê sem a risada, sem o sorriso, sem a reação humana, e o que você disse fica muito estático e direto. O resultado é totalmente diferente. Se todos assistissem a cada entrevista como um vídeo, você teria uma impressão completamente diferente às vezes do que foi dito. É apenas um aborrecimento. Para onde quer que você olhe, há uma manchete que roubou um pequeno fragmento da verdade de tudo o que foi dito, e então é completamente ampliado e jogado fora de todo o contexto para atrair o espectador, que vai clicar no link e gerar renda para o autor da matéria. Na política, tudo é gerado em cima da merda de clickbait. E não sou um cara de notícias falsas. Sou um liberal centrista. E você olha a merda das manchetes, especialmente agora, sempre que o presidente Joe Biden tropeça em uma palavra, eles o fazem parecer senil. E antes dele, também passei quatro anos observando um homem tropeçar em cada porra de palavra que dizia.”