O vocalista Tim Aymar, infelizmente, faleceu na última terça-feira, 14 de fevereiro de 2023, aos 59 anos de idade. Aymar ficou conhecido por seu trabalho no Control Denied ao lado do saudoso Chuck Schuldiner (Death) e lançando o excelente “The Fragile Art of Existence”. Ele também tocou nas bandas Helios e Pharaoh, desde 1999. Tim era conhecido por seu poderoso alcance vocal e presença de palco, o que o tornou um dos vocalistas mais cultuados entre os fãs do Metal. Até o momento, a causa da morte do vocalista não foi divulgada publicamente.
Tim aymar/reprodução
Na pagina oficial do Helios, foi postada uma homenagem ao vocalista, em nome dos membros da banda:
“É com imensurável pesar que informamos o falecimento do nosso Vocalista, Produtor e, acima de tudo, Irmão: Tim Aymar. Entramos em contato com Tim durante um período bastante sombrio em nosso tempo como banda, e sua presença deu nova vida a tudo o que estávamos fazendo, o que culminou no lançamento de “Touch the Sun”. Tim foi incansável em seus esforços para trazer o melhor para a Helios, tanto como vocalista quanto como produtor, e ficamos honrados em compartilhar esses esforços. Embora estejamos imensamente tristes com sua morte e sintamos muito sua falta, estamos felizes por ter estado ao lado de Tim e por ter ajudado a compartilhar seu talento imensurável com o mundo. Não temos mais detalhes sobre o que aconteceu neste momento e pedimos a todos que respeitem a privacidade de Tim e de sua família. Quanto ao futuro do Helios, não o discutimos neste momento. Vamos atualizá-lo assim que tivermos coragem de discutir isso. Obrigado a todos pelo apoio incansável e pelas condolências.” – Jack, Eric, Jeff and Jon
Helios/Facebook
Timothy L. Aymar nasceu em 4 de setembro de 1962, em Pittsburgh, Pensilvânia. Ele cresceu nos subúrbios de Maryland e foi um músico autodidata desde muito jovem. Começou a tocar violão aos 14 anos e logo se interessou por cantar também. O primeiro grande projeto de Aymar foi a banda Control Denied, da qual ele se juntou em 1996. Control Denied foi um projeto paralelo de Chuck Schuldiner.
Depois do Control Denied, Aymar se juntou à banda Psycho Scream, que lançou apenas um álbum em 2000. Mas foi seu trabalho com o Helios e o Pharaoh, que realmente estabeleceu Aymar como uma força na cena do metal. Por causa de sua variedade vocal, e seu trabalho como produtor e engenheiro de som, Aymar era muito requisitado como colaborador, e seu trabalho nesses projetos aumentava sua credibilidade entre os músicos.
Triste!!!! Ouvi The Fragile Art of Existence na íntegra umas duas vezes apenas…nota-se características do som do Death musicalmente, valeu!!!!