O Grave apareceu em 1991 em meio a primeira onda de bandas clássicas de Death Metal que varreram a cena naquela época. Embora conseguissem algum destaque, o grupo sempre foi um daqueles nomes que conquistaram um público mais restrito. Apesar de serem tão seminais quanto qualquer outra banda, foram relegados aos porões escuros do underground e nos dias de hoje possuem um status de cult.
Em agosto do ano passado, os suecos anunciaram que fariam uma turnê especial em 2025 reunindo a formação original formada por Ola Lindgren (guitarra e vocais), Jörgen Sandström (vocais e guitarra), Jens “Jensa” Paulsson (bateria) e Jonas Torndal (baixo).
Este é o lineup que gravou os três primeiros discos do grupo, decerto, considerados por muitos como peças fundamentais e clássicas para o Death Metal sueco. “Into The Grave” (1991), “You’ll Never See…” (1992) e “Soulless” (1994) são registros icônicos e mesmo que não tenham atingido o patamar de outras bandas norte americanas, estão no coração dos verdadeiros apreciadores do gênero.
Na noite deste sábado, 5 de abril, o Grave fez, enfim, o seu primeiro show de reunião no Kulturhuset em Estocolmo, na Suécia.

O setlist foi o seguinte:
- Into The Grave
- Eroded
- Turning Black
- Day Of Mourning
- Morbid Way To Die
- Deformed
- In Love
- Soulless
- Brutally Deceased
- Black Dawn (CORPSE cover)
- Christi(Ns)Anity
- Bullets Are Mine
- For Your God
- Extremely Rotten Flesh
Encore:
- You’ll Never See
- Hating Life
- And Here I Die
O Grave ainda irá participar de alguns outros festivais nos próximos dias. Sendo assim, podemos mencionar como próximas paradas para a banda o Party San Metal Open Air da Alemanha, o Brutal Assault da República Tcheca, o Metal Storm Over Luzern da Suíça e o Graveland Festival da Holanda.
Após o anúncio oficial desta reunião, Ola Lindgren, conforme o esperado, foi até as redes sociais da banda para explicar a intenção por trás destes shows. Ele escreveu:
“Muito obrigado a todos vocês que comentaram sobre o anúncio da semana passada e que estão tão animados com isso quanto nós. Vamos esclarecer um pouco sobre o que é essa ‘reunião’.
Então, no começo deste ano, fui abordado pelos outros 3 membros originais para uma reunião. Resultou no plano de fazer alguns ensaios por diversão para ver se éramos capazes e, antes de tudo, também ver se gostaríamos de tocar juntos novamente.
Eu diria que tocar juntos depois de todas essas décadas foi muito além das expectativas de qualquer um, então decidimos tentar marcar alguns shows e aqui estamos.
Este é inicialmente um plano para shows em festivais durante 2025. No momento, não há planos de fazer nenhuma turnê ou gravar novo material com esta formação, mas quem sabe onde isso pode nos levar…
O Grave que implodiu no ano passado não está morto e enterrado, ele foi simplesmente colocado no gelo.
Tomas Lagrén definitivamente não foi demitido da banda e será ele quem decidirá se quer fazer parte de qualquer empreendimento futuro do Grave quando chegar a hora.”
Abaixo estão alguns vídeos feitos por fãs presentes no show. Confira: