PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

Emperor: “agora tenho o melhor dos dois mundos”, diz Ihsahn sobre liberdade e carreira

Ihsahn é, inegavelmente, um dos nomes mais respeitados do cenário do Metal extremo. Vegard Sverre Tveitan, seu real nome, esteve a frente do Emperor de 1991 até 2001, onde ganhou visibilidade e respeito no meio extremo. Mas, depois disso, ele se dedicou a sua carreira solo. Seu primeiro disco saiu em 2006, e desde então, já soma 8 lançamentos de estúdio.



Combinando seus esforços no Metal extremo com aspectos progressivos e orquestrais, sua obra é um show a parte. Por fim, sobre a ideia de um novo disco de estúdio do Emperor, ele já disse que provavelmente nunca corresponderia às expectativas e sua carreira solo fornece uma janela clara e concisa de como um álbum hipotético soaria de qualquer maneira.

Conversando com o Blabbermouth.com, Ihsahn falou de muitos assuntos interessantes. Inicialmente falando sobre seu autointitulado disco, Ihsahn revela que não existe nenhum significado especial ali. Ele conta:

“Minha perspectiva é sempre que é o primeiro álbum de algum artista ou algo no futuro. Dada a complexidade de todas as camadas deste lançamento, com as duas versões e tudo mais, foi difícil encontrar um título que capturasse tudo isso. Isso foi o primeiro motivo. Em segundo lugar, tirando a ‘complexidade’ das camadas, isso é meio intermediário; é muito centrado no que temos feito desde o início da minha carreira. Tem a expressão e orquestrações do black metal, e tem uma vibração cinematográfica. Liricamente, tem arquétipos muito clássicos. Achei que agora era um momento tão bom quanto qualquer outro. Fazia sentido. Se isso fosse uma coisa muito experimental ou em alguma outra direção, talvez não seria adequado. Quando ponderei sobre isso, fez sentido. “



Comentando sobre “Pilgrimage to Oblivion” e a ligação entre ela e os tempos clássicos de Emperor, Ihsahn conta:

“Acho que é para quem tem um relacionamento com o antigo EMPEROR; sou eu cantando e gritando. Tem batidas explosivas e é rápido. Tem elementos de batidas explosivas e eu tocando em um tom de guitarra mais típico. Então, acho que é uma associação natural de se fazer, mas, novamente, eu diria que fiz músicas semelhantes, como ‘A Grave Inversed’ do álbum ‘After’ ou ‘Lend Me The Eyes Of Millennia’, que também tem batidas explosivas e eu gritando. Para mim, faz parte da caixa de ferramentas. A música vem no início do álbum. Há muita arrogância e excitação acontecendo no início da história. Ela pedia esse tipo de expressão. Não é semelhante para EMPEROR, mas faz parte da minha paleta de cores. Inevitavelmente, um pouco disso vai aparecer. Eu entendo isso como um fã de música. Como fãs de música, nos identificamos apenas com períodos e álbuns aos quais nos apegamos. Acho que por Para qualquer artista, são passos no caminho. É difícil identificar esses elementos de criação em algo específico. Não é tão estático. Geralmente, para mim e provavelmente para muitos outros, isso faz com que você fique mais feliz. Como resultado, são coisas que você não tem ideia de como chegaram lá. Não é calculado. Acho que esse tipo de música calculada seria chata para a maioria das pessoas se fosse feita com base em uma receita como essa.”



Ele também fala sobre a participação de seu filho, Angell Solberg Tveitan, no disco.

“Foi incluído no comunicado de imprensa e as pessoas estão dando muita importância a isso, o que é compreensível. Mas ele tem feito percussão com meu baterista em discos anteriores. Para nós, é uma forma prática de fazer as coisas. Ele é baterista. Ele é baterista desde os cinco anos, tendo aulas. Claro, quando estou no estúdio e tenho dois dos melhores bateristas da Noruega comigo por uma semana, é claro que ele quer estar lá. Como consequência, ele está ficando muito bom no que faz. Quando queríamos fazer algumas partes de percussão, tínhamos uma sala grande e linda equipada com três estações de percussão e instalamos um aparelho de som no meio. Era melhor ter os três bateristas tocando em um triângulo, tocando todos esses elementos juntos como um conjunto, em vez de fazer overdub em cada baterista. Enfatizou a vivacidade das performances. Foi ótimo tê-lo como parte disso. Ele faz coisas assim desde muito jovem. Ter meus filhos fazendo backing vocals e tudo o mais aqui e ali, é como com o autointitulado, foi mais uma consequência natural de como o projeto estava se desenvolvendo.”

Ao ser questionado sobre Rick Rubin, e uma possível colaboração, Ihsahn diz:



“Tudo depende da abordagem dele em relação às coisas. É claro que tenho aprendido todas essas maneiras peculiares de trabalhar. Seria interessante. Tenho recebido muitas perguntas recentemente, como: ‘Quem seria seu colaborador dos sonhos? Não sei! Teria que ser alguém com quem eu pudesse interagir criativamente. Admiro muitas pessoas, muitos artistas e músicos. Isso não significa necessariamente que me colocar em uma sala com eles e tentar criar algo faria algo valer a pena. Só porque nomes e catálogos ficam bem no papel, não significa que haja uma faísca neles. Sempre acho isso difícil de dizer porque é uma perspectiva diferente. Às vezes é difícil canalizar.”

Por fim, Ihsahn fala sobre liberdade e sua rotina em meio ao estúdio, carreira solo e shows do Emperor.

“Eu acho isso incrível. A maioria das pessoas nem consegue tocar em um tipo de canal que seja razoavelmente, em alguns aspectos, ‘bem-sucedido’. Mas continuar como fiz e ser tão intransigente e livre em minha criatividade – agora tenho o melhor dos dois mundos. Temos a cultura dentro do Emperor. A tripulação de turnê está melhor do que nunca. Passamos momentos incríveis viajando o mundo. Faço meus shows solo e gravo discos, e ainda há tantas coisas que eu adoraria fazer. É uma lição de humildade. Isso me torna consciente do fato de que preciso valorizar e cuidar desse privilégio e não me perder tentando ser famoso ou tentar ter sucesso nos termos de outra pessoa. É um fator importante para que se o disco e tudo der certo, eu consiga fazer de novo.”



PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

Redes Sociais

36,158FãsCurtir
8,676SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,950InscritosInscrever

Últimas Publicações

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]