O Dream Theater é mais que Progressive Metal. Bem, esta é a visão de James LaBrie, vocalista da banda.
O cantor concedeu uma nova entrevista ao site Revolver e comentou como ele se sente quando vê as pessoas rotularem o Dream Theater como apenas uma banda de Prog.
LaBrie desabafou:
“Eles podem simplesmente dizer: ‘Bem, isso é metal progressivo. estão todos fazendo misturas e são essas músicas muito, muito longas’, E eu fico tipo, ‘Oh meu Deus, Obviamente, você não ouviu nosso álbum’, não tem como ter ouvido todas as diferenças ao longo de cada álbum, todos os estilos que tocamos e ter essa opinião. Não é sobre as músicas épicas. Adoramos tocar épicos e isso se tornou uma grande parte de nossa identidade. Estou extremamente orgulhoso e apoiarei qualquer uma de nossas longas canções, que é como algumas pessoas se referem a elas, mas acho que são feitas de forma brilhante. Não estou tentando soar pomposo e presunçoso. Eu realmente acho que se você vai fazer músicas de 12, 15, 20 minutos e assim por diante, deve haver um propósito por trás disso. Tem que ser uma viagem para o ouvinte. Tem que haver toda uma dinâmica. Então as pessoas vão sair e dizer, ‘Puta merda! Espere um pouco, 25 minutos se passaram?’ Mas, ao mesmo tempo, você tem uma música do DREAM THEATER como ‘I Walk Beside You’. Vamos lá, isso poderia ter tocado no rádio. Isso poderia ter sido, até onde eu sei, uma música do U2. Então é isso que quero dizer, há muitas camadas para nós.”

LaBrie conclui:
“quando as pessoas dizem, ‘Oh, o DREAM THEATER é metal progressivo’, eu respondo, ‘Sim, nós somos. Mas nós somos muito mais do que isso.’ E o metal progressivo, acho que descreve quem somos, porque há uma vantagem em nossa música, mas há muito em nós. Há a diversidade e é muito eclético, e puxamos de vários estilos, e acho que isso nos moldou em quem e o que somos.”
Relembre aqui nossa resenha sobre o último disco da banda, ‘A VIEW FROM THE TOP OF THE WORLD’ redigida por Geovani Vieira.
Mundo Metal nasceu em 2013, através de uma reunião de amigos amantes do Rock e Metal, com o objetivo de garimpar, informar e compartilhar todos os bons lançamentos, artistas promissores e tudo de melhor que acontece no mundo da música pesada.
Em primeiro lugar, veio o grupo, depois a página no Facebook, Instagram, Youtube e, posteriormente, nosso site oficial veio a luz. Apesar de todas as dificuldades da vida cotidiana, nunca paramos de crescer.
Sejam muito bem-vindos a nossa casa e desejamos de coração que voltem sempre que quiserem.
Além disso, todos os dias, publicamos notícias, indicações, resenhas e artigos que interessam aos que são, como nós, amantes do Rock e de todos os subgêneros tradicionais do Heavy Metal.
Contudo, divulgar a underground está entre os nossos preceitos.
Portanto, se vocês amam a música pesada de alguma forma, o lugar de vocês também é aqui conosco.
Técnicamente os caras do Dream Theater são muito bons, particularmente gosto de alguns albuns da banda: Image Words e Octavarium, não sou muito fã da banda em si!!!! Músicas longas e cheio de ritmos quebrados é o que eles gostam de tocar…é o estilo deles essa de começar de um jeito e terminar de outro jeito e assim vai!!!! Lembro de uma entrevista da banda Rush e perguntaram para Geddy lee: Se existia algo do Heavy Metal no som do Rush…ele disse que ¨sim, existe algo do Metal no som do Rush¨ e ainda complementou que ¨não esculta o Heavy Metal em casa, nada contra…apenas questão de gosto¨!!!! Dream Theater sempre cita as bandas Yes, Pink Floyd, Cream…ou seja bandas de quando o Metal ainda estava engatinhando!!!! De qualquer jeito, acredito que o Metal está embutido ou sempre esteve ali escondido nas guitarras do Beatles, Led Zeppelin e Deep Purple…sendo som progressivo ou não ele está ali presente nos riffs da banda em si!!!!!