E o clima vem esquentando cada vez mais entre os ex-parceiros inseparáveis e ex-amigos de longa data, Dave Mustaine e David Ellefson. O ex-baixista do Megadeth deu muitas declarações desde que foi demitido da banda e contou diversos bastidores através da sua ótica pessoal. Dave Mustaine pouco tinha se envolvido ou comentado as críticas e opiniões de Ellefson, mas parece que isso acabou e Mustaine resolveu abrir sua “mala de ferramentas” para rebater as acusações.
Na mais recente aparição da banda no programa de Eddie Trunk, Dave foi questionado sobre a participação do guitarrista brasileiro, Kiko Loureiro, que assina nada menos que 8 canções do novo álbum, “The Sick, The Dying… And The Dead!”. Mustaine aproveitou para alfinetar Ellefson, que recentemente o acusou de nunca aceitar suas contribuições para novas músicas da banda. Segundo Mustaine:
“Acho que muito disso tem a ver com a minha disposição de abrir meu processo de composição para permitir que outro membro entre nesse círculo. Há o meu processo de composição e depois o dele e depois o que fazemos juntos. E às vezes eu não quero que ninguém entre no meu processo de composição e mude algum riff. Certa vez, me refiro ao disco que o produtor Johnny K fez, foi antes de ‘Dystopia’; foi em ‘Super Collider’, cheguei em uma manhã no estúdio e Johnny K estava lá trabalhando em uma música chamada ‘ Kingmaker’. ‘Kingmaker’ já estava pronta e então eu entrei lá e ouvi Ellefson e Johnny K gravando uma outra parte no início da música. E não tinha nada a ver com a música em si, não tinha nada… bem, o riff não tinha sido registrado em lugar nenhum. E eu entrei e disse: ‘o que vocês dois estão fazendo?’. Você sabe, ele tentou se explicar, mas me sou como ‘vou mudar sua música e vou colocar um dos meus riffs na frente da música.’ E foi tão patético. Só senti pena dos dois. Eu apenas disse: ‘Vá em frente. Deixe-o lá. Mas se você ouvir ‘Kingmaker’ hoje à noite quando for para casa, você vai ouvir o começo da música e tem um trecho muito idiota lá’. E é isso.”
Em uma outra entrevista ao Appetite For Destruction, Dave Mustaine praticamente culpa Ellefson por sonoridades distantes ao que o fã clássico quer ouvir em um disco da banda. Ele disse:
“Não existe uma fórmula definida para o processo de composição. Tudo depende. Com Kiko e Dirk escrevendo músicas para o Megadeth agora, tem sido uma lufada de ar fresco ter abordagens de composição de outros membros que são semelhantes à música original do Megadeth, antes eu tinha que obter músicas que não eram a música do Megadeth e tinha que tentar fazer isso funcionar. E não funciona.”