O vocalista do Metallica, James Hetfield, também é conhecido por sua paixão pela caça e pelo seu estilo de vida orgânico. Porém, ele é frequentemente criticado por pessoas que são contra a caça e que defendem os direitos dos animais. Em 2014, ele foi alvo de uma campanha organizada durante um show do Metallica no festival de Glastonbury.
Hetfield também chegou a se mudar da Bay Area com sua família para o Colorado porque havia muita intolerância com relação à caça na região, conforme contou a Joe Rogan em uma entrevista em 2016:
“Eu meio que enjoei da Bay Area, das atitudes das pessoas de lá, um pouco.
Eles falam sobre o quão diversos são e coisas assim, e está tudo bem se você for diverso como eles. Mas aparecer com um veado no para-choque não pega muito bem no Condado de Marin.
Minha forma de comer orgânico não condiz com a deles.”
Sobre o protesto de Glastonbury, ele disse:
“Eu meio que interpretei como, ‘Ok, é assim que tem sido para mim na Bay Area.’
As pessoas não entendem isso. Acho que elas não entendem que se você é apaixonado por algo, há alguém que é o oposto – e isso é ok.
Vocês podem se dar bem. Podem falar sobre isso. Ninguém está certo, ninguém está errado. Podemos coexistir. Vamos realmente ser diversos.
Para mim, seja plantando meus próprios vegetais, tendo minhas próprias colmeias, colhendo minha própria carne no pasto, é isso que eu amo fazer.
Eu amo sustentar minha família da forma mais orgânica possível. Eu respeito que as pessoas não queiram o sangue. Elas preferem ver sua carne aparecer em um pacote de celofane. Elas não querem saber como ela chegou lá.
Eu respeito isso. Meus filhos são assim. Mas eu quero estar o mais perto possível da terra. Quero fazer parte de cada pedacinho dela e respeitá-la.”
Em 2021, durante uma entrevista ao The Fierce Life Podcast, James foi questionado sobre o posicionamento de seus colegas sobre a caça, e como eles lidam com isso:
“Não, eles certamente não são contra isso. O que quer que façamos por nossos próprios hobbies, nossas próprias crenças, nossas próprias alegrias – todos nós somos super solidários uns com os outros.
Alguns caras optam por não comer carne, é escolha deles, mas tem outro cara, e muitos outros trabalhadores aqui no estúdio, que também gostam disso.
E lá no meu rancho aqui, eu vou pescar de manhã, trago uma truta para o estúdio e peço para eles cozinharem. Não tem nada mais fresco que isso, é bem pequeno.
Então, sim, somos todos muito respeitosos com as crenças uns dos outros e com tudo o que nos mantém ativos.”
Indagado se ele prefere caçar alce ou veado, James respondeu:
“Bem, eu amo todos eles. Eles são realmente completamente diferentes. Ambos são ótimos e, obviamente, eu escolhi seus [Fierce Life] bang sticks por um motivo, porque eles são precisos e leves, e eles parecem legais.
Você continua a lançar algumas coisas legais, eu vejo agora, então estou animado para entrar em algumas das coisas de precisão, o que é muito legal. Tenho caçado um pouco sozinho, tem sido um pouco difícil, mas eu e alguns amigos fomos para Idaho e derrubamos um monstro muito bom.
Acho que marcou 481 – alce insano. Na verdade, neste último final de semana, estou aqui na Califórnia fazendo a gravação, tenho um amigo que tem um rancho no norte do Condado de Mendocino, e fomos caçar javalis, e eu trouxe um pouco de bacon para o estúdio aqui.”
James também já matou alguns javalis, e ele comentou a respeito:
“Sim, era um javali jovem, ele tinha cerca de 150 libras, realmente excelente para comer. Eu basicamente o cortei em quatro, fizemos o método sem tripas, só tiramos algumas tiras. Na verdade, tem um restaurante local lá, esse mexicano que é dono dele manteve meio que…
Eu pensei que ele estava falando duro, ‘Oh, vocês não ficam com a cabeça do porco? Essa é a melhor parte!’ Nós dissemos, ‘Não, nós não ficamos, mas se você quiser a cabeça, nós trazemos uma para você.’ Ele disse, ‘Oh, sim.’
Então, essa última caçada, subimos lá e basicamente, pegamos o que queríamos, e eu coloquei a cabeça em um balde e levei para o restaurante. E voltei para lá e disse: ‘Ei, temos um presente para o Jose!’ ‘OK, deixe aqui.’ ‘Não, ele tem que sair e levar para o restaurante.’
Então ele pegou e trouxe de volta para a cozinha, ele ficou superfeliz, acho que eles adoram as bochechas, a língua, o cérebro, as orelhas, tudo.
Fumei um dos ombros por cerca de oito horas e o levei para o estúdio, e comemos sanduíches de carne de porco desfiada. Foi incrível! Nada melhor do que carne orgânica colhida.”
James Hetfield narrou uma série no History Channel sobre caça ao urso, o que acabou por irritar alguns ativistas dos direitos dos animais. Uma petição contra a participação do Metallica no Glastonbury teve (na época) 10 mil assinaturas. Em resposta aos críticos, os membros do Metallica gravaram este vídeo: