Durante uma entrevista recente para a Guitar World, o guitarrista do Metallica, Kirk Hammett, foi questionado sobre o melhor solo que ele já gravou. O guitarrista gravou solos memoráveis como em “One“, “Enter Sandman”, “Master of Puppets”, “Fade To Black”, “Battery”, entre outros, mas… Nenhum deles é o solo favorito de Kirk:
“O solo em ‘Fuel’ foi feito na Strat verde do clipe de ‘I Disappear’. Eu amo muito essa guitarra. Ainda a tenho; parece uma velha amiga. Então, eu realmente adorei como esse solo ficou. Mas é uma pergunta difícil, mano.
Acho que vou dizer que é o do ‘Hero of the Day’. Cada nota conta e se encaixa perfeitamente. Sinto que tudo está no lugar certo e o solo eleva a música a outro nível, o que sempre tento fazer – mesmo que nem sempre consiga. A faixa tem um nível de intensidade diferente depois.
Tem outro solo que eu gosto muito – tentei reaprender, mas não consigo. É o do The Unforgiven III’. Parte da execução está fora de sincronia, mas soa supereficaz.
Pode acontecer: você toca algo fora do tempo, mas funciona pra caramba. É uma loucura. E, como está fora do tempo, é difícil para mim reaprender, porque sempre quero tocar no tempo. Parece artificial, mesmo sendo eu quem tocou originalmente!
Sou fã de tocar com o coração. Adoro ver técnica – muitos músicos mais jovens colocam as duas mãos no braço, fazendo essas coisas malucas. Também adoro todos aqueles músicos de percussão acústica. Adoro tudo isso. Mas, cara, acima de tudo, adoro ouvir solos simples que cantam.”
Confira tudo o que rolou nessa entrevista: https://www.guitarworld.com/artists/guitarists/kirk-hammett-guitar-collection-book