Qual All Female Bands mais se destacaram na história do Rock e Metal?
A fim de homenagear a força feminina que sempre existiu no Rock e Metal, em ocasião das celebrações do dia internacional das mulheres (8/3), vamos apontar, nesse primeiro capítulo, três All Female Bands que tiveram destaque na história do Rock e Metal. Ja no segundo capítulo, vamos mencionar dez mulheres que são destacam na cena Rock/Metal.
Bom, em primeiro lugar, vamos explicar o que significa a expressão All Female Bands. Para quem ainda não conhece, All Female Bands é um termo que começou a ter mais uso recentemente, se referindo a bandas que somente tenham integrantes mulheres em seu line-up.
Capítulo 1 – Três All Female Bands importantes da história do Rock e Metal
The Runaways

Em 1975, em um época que, de acordo com a vocalista/guitarrista Joan Jett, “não havia nenhuma garota tocando guitarra”, um empresário, especialista em Rock’n’Roll, Kim Fowley, decidiu projetar uma banda que tivesse só garotas em sua formação. Como resultado, nasceu a banda americana de Hard Rock, The Runaways, que esteve na ativa entre 1975 e 1979, revelando vários nomes para o mundo do Rock’n’Roll.
Fizeram parte da banda: Joan Jett, Sandy West, Micki Steele, Lita Ford, Cherie Currie, Vicki Blue, Laurie McAllister, assim como Jackie Fox. Elas gravaram um total de quatro full lenghts, tendo como principal hit, “Cherry Bomb”, canção de abertura do debut homônimo que saiu em 16/3/1976, pelo selo Mercury.
Girlschool

Em 1975, a princípio como Painted Lady, em Londres/Inglaterra, nascia Girlschool. Mais adiante, quando o quarteto passou a se chamar Girlschool, em 1978, as meninas embarcaram no movimento britânico NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal).
Embora a banda continue na ativa até hoje, seus quatro primeiros álbuns são considerados antológicos em sua história: “Demolition” (1980), “Hit And Run” (1981), “Screaming Blue Murder” (1982) e “Play Dirty” (1983). Além de seu inegável talento, as meninas tiveram colaboração, que ora foi do Slade ora do Motörhead, tendo inclusive o apelido de Motörhead de saias.
Vixen

Ainda que a banda de Hard Rock, Vixen, nascera em meados da década de 70, em Saint Paul/Minnesota, pelas mãos da guitarrista Jan Kuehnemund, só no inicio da década de 80, quando Jan se mudou para Los Angeles é que realmente as coisas começaram a fluir para elas. Posteriormente, em 1988, o line-up tinha as seguintes musicistas: Janet Gardner (vocal), Jan Kuehnemund (guitarra e vocal), Share Pedersen (baixo) e Roxy Petrucci (bateria).
Essa formação lançou o debut homônimo pelo selo EMI. Contudo, no ínicio da década de 90, o Hard Rock e o Heavy Metal sofreram com a onda Grunge. Dessa forma, o segundo álbum “Rev it Up” (1990) não obteve o mesmo sucesso de seu antecessor, mesmo sendo até superior a ele. Em seguida, em 1991, a banda encerrou suas atividades, voltando em 1997. Em 1998, saiu o terceiro disco, “Tangerine”, mas nada foi como no início.
Há muitas All Female Bands de destaque desde que o Rock’n’Roll nasceu, mas elegemos The Runaways, Girlschool e Vixen por essas bandas se encaixarem mais dentro do subgênero Hard Rock/Metal. Amanhã, conheça as dez musicistas de maior destaque no Rock er Metal.
Muita banda boa em todos os sentidos!!!! Janet Gardner é uma das vocalistas que eu gosto muito, adorava ver os video clipes de Vixen e CIA!!!! A verdade é que as bandas femininas eu fui me interessando por causa de Kid Abelha e os abóboras selvagens da época, Metrô, L7 e Cindy Lauper…foram as minhas influências antes de Vixen e The Runaways!!!! The Runaways só fui conhecer mesmo o som da banda por causa da Lita Ford…pesquisando a biografia dela, já que Lita Ford foi minha musa por muito tempo…lembro!!!! No geral a beleza das bandas femininas me chama a atenção e depois vem a música, admito…pelo o menos no meu caso!!!! Hoje em dia eu procuro mesclar a beleza, técnica e a música da mulherada…Valeu!!!!