PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

Resenha: Biff Byford – “School Of Hard Knocks” (2020)

Silver Lining Music/ Hellion Records]




Depois de mais de 40 anos de uma carreira de imenso respeito e glória com o todo poderoso Saxon, o sr. Peter Rodney Byford (A.K.A ‘Tio Biff’) se aventurou pela primeiríssima vez em um voo solo e este voo ocorreu em 2020. E meus caros, valeu a espera de quase uma vida! Trazendo consigo uma sonoridade que abrange desde o Metal Progressivo, até o mais puro Heavy Metal tradicional, Biff demonstra que não há sinais de cansaço e aposentadoria por aqui é um assunto que está muito longe de ser cogitado.

Começaremos pelo título da obra e sua respectiva arte de capa, a qual resume o que Biff queria exteriorizar trazendo um pouco da sua longa experiência e algo que refletisse sua personalidade e seus gostos bem variados. “School Of Hard Knocks” é um termo idiomático inglês que basicamente significa a “A escola da vida”, este conjunto de palavras advém da frase “muito da nossa educação, deve ser obtida na escola da vida”. Esse simples, porém fatídico conceito, resume uma boa parcela do que essa pérola significa.

“Welcome To The Show” abre o álbum com maestria, não havia musica melhor pra tal função, num ritmo de animação e celebração, algo que lembra muito o início de “Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band” dos Beatles, a canção empolga, possui energia de sobra e te faz ter interesse pelo disco logo em seus primeiros momentos.




Seguimos para a faixa título, na qual deparamos com o lado autobiográfico da obra, e continua o ritmo de celebração, ao melhor estilo Hard Rock oitentista, e uma participação especial de Phil Campbell (ex-Motorhead) nas guitarras. Biff nos da um vislumbre de como foi sua infância, sua emoção em descobrir o poder que a música surtia nele e ao seu redor. Continuando com a breve, reflexiva e acusticamente melancólica “Inquisitor”, comandada por uma voz cansada e pensativa, em devaneios líricos que beiram um sonho, nos deparamos com uma ótima dualidade se pensarmos no que vem a seguir.


Em “The Pit and The Pendelum”, Biff e seu time colocam o peso medido em toneladas, Fredrik Åkesson (Opeth), o baixista Gus Macricostas (ex-Battleroar) e o baterista Christian Lundqvist, entram no território mais Progressivo com os pés na porta, particularmente considero a melhor faixa do registro, uma experiência bem diferenciada sem perder a essência do consagrado Heavy Metal tradicional. Eu diria até que não causa estranhamento algum, em especifico aos fãs que apreciam a versatilidade inerente do gênero e obviamente dos músicos já citados. Uma grata surpresa!

Biff Byford/reprodução

Na metade da obra, ficamos de frente com uma inesperada e repentina porrada “Worlds Collide”. Um Heavy/Thrash de altíssimo nível, algo que lembra muito uma amalgama de Testament, Angel Witch e “Byfordão” da Massa quebrando tudo, um petardo avassalador!

Biff Byford/reprodução

Chegamos então com um dos melhores momentos da carreira do mestre saxão, “Scarborough Fair”. Aqui vemos o vocalista em seus dotes interpretativos no máximo de sua performance. Em um clássico consagrado na voz de Simon & Garfunkel, o sr. Byford faz total justiça á toda emoção contida na letra e seu significado. Após as 6 faixas iniciais, deixo as 6 últimas faixas no escuro aos futuros ouvintes, pois o alto nível permanece em todas, porém a partir de “Pedal to the Metal”, vem o outro lado da obra, que transpira o Saxon inerente nas veias e no coração do todo poderoso Tio Biff. Tudo isso somado a um grande time de convidados especiais que moldaram um poderoso clássico moderno, temos uma audição que realmente vale a pena ser apreciada. Um verdadeiro presente eu diria!



Comentem o que acharam, principalmente, da segunda metade do registro.

Nota: 9,0

Integrantes:

Biff Byford – (vocal)
Fredrik Åkesson – (guitarra, violão)
Gus Macricostas – (baixo)
Christian Lundqvist – (bateria)




**Participações Especiais:
Phil Campbell (guitarra na faixa 2)
Nibbs Carter (baixo nas faixas 4 e 5)
Nick Barker (bateria nas faixas 4 e 5)
Alex Holzwarth (bateria na faixa 7)
Dave Kemp (teclado e sax na faixa 10)

Faixas:

  1. Welcome To The Show
  2. School Of Hard Knocks
  3. Inquisitor
  4. The Pit and The Pendulum
  5. Worlds Collide
  6. Scarborough Fair (Simon & Garfunkel cover)
  7. Pedal To The Metal
  8. Hearts Of Steel
  9. Throw Down the Sword (Wishbone Ash cover)
  10. Me And You
  11. Black And White

Redigido por: Giovanne Vaz

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

Redes Sociais

36,158FãsCurtir
8,676SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,950InscritosInscrever

Últimas Publicações

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]