“Reborn In Flames” é o debut do projeto Chris Boltendahl´s Steelhammer, do vocalista do Grave Digger, Chris Boltendahl , lançado no dia 28/7/2023, pelo selo Rock of Angels Records. Assim como ocorrera em seu projeto, Hellryder, Chris conta com um guitarrista do Grave Digger no line-up . Ou seja, o atual guitarrista do Grave Digger, Tobias Kersting , também compõe a formação do Steelhammer.
Há pouco tempo, Tobias Kersting assumiu a vaga de guitarrista no Grave Digger, substituindo Axel Ritt, que aliás, também é membro do Helrryder, projeto que já citamos e que lançou o seu debut, “The Devil Is a Gambler”, em 2021. Além de Chris Boltendahl, vocal, e Tobias Kersting na guitarra, completam o time do Steelhammer, o baterista Patrick Close e o baixista Lars Schneider.

Steelhammer
Se analisarmos ao mesmo tempo os dois projetos, Hellryder e Steelhammer, podemos afirmar seguramente que Chris Boltendahl’s Steelhammer tem uma sonoridade muito mais próxima do Grave Digger que o Hellryder. Porém isso não quer dizer que um ou outro tenha mais qualidade. Pois o resultado de ambos soou excelente aos ouvidos.
O Chris Boltendahl do Steelhammer é exatamente o mesmo que estamos acostumados no Grave Digger, embora as sonoridades tenham suas diferenças. Ao ouvir riffs e solos de Tobias Kersting, prevejo que ele poderá fazer um trabalho, igualmente, valioso no Grave Digger. Já que o veterano quarteto alemão está precisando de um gás novo e novos ares, acredito que Kersting fará bem a sua nova banda.

Faixas Iniciais – Singles
A faixa título dá o pontapé inicial no debut, destacando o trabalho do baixista Lars Schneider e também do baterista Patrick Close. Ainda que o destaque seja a dupla da cozinha, Chris e Kersting se saem muito bem no vocal, riffs e solos, respectivamente. “Fire Angel” é ainda mais pesada que sua antecessora, sendo bem semelhante a Grave Digger, enquanto que “Beyond the Black Souls” tem muito mais uma pegada Heavy tradicional.
Quando os primeiros segundos de “Gods of Steel” começam a soar, eles me fazem lembrar outra banda alemã, Accept, no entanto, essa impressão desaparece já durante o primeiro refrão.
Núcleo de “Reborn In Flames”
O núcleo do álbum inicia a partir da canção “Die for your Sins”, “Morra por seus pecados” em português, mas quem na verdade não paga por seus erros? Cada um de nós paga. O Heavy Metal, primordialmente, refresca nossas memórias sobre essa verdade incontestável.
“Morra pelos seus pecados / Você perderá e nunca ganhará / Morra pelos seus pecados/ E seu pesadelo começará”
“Let the Evil Rise” faz a alma do ouvinte transceder através de seus formidáveis solos de guitarra. “Ouf of the Ruins” é a responsável pelo encerramento dessa trinca mais cadenciada do disco, mas que nem por isso deixa a desejar.

Trinca Final + Cover Matador
Chegamos então à parte final do álbum e, em primeiro lugar, apresentamos a canção que tem um refrão que a torna candidata a híno de devoção ao Heavy Metal. “I Am Metal” é acelerada durante a estrofe, contudo cadenciada no refrão. O baterista Patrick Klose, por sua vez, tem uma de suas melhores performances nesse registro. “The Hammer that Kills” exala o puro aroma Grave Digger, tanto que poderia, sem estranheza alguma, fazer parte de qualquer um de seus discos.
“Iron Christ” soa ainda mais Grave Digger que sua antecessora. Inclusive, ela flerta com as fases mais clássicas da carreira da veterana banda alemã. Mas, não podemos esquecer que estamos falando um álbum do Steelhammer. Como encerramento, temos um cover matador de “Beds Are Burning”, da banda australiana Midnight Oil, que apesar de, originalmente, destoar da sonoridade do restante das faixas do álbum, assume com elegância a personalidade do Heavy/Power teutônico.
“Reborn In Flames” iniciou a discografia do Steelhammer com o pé direito.
Nota: 8,8
Integrantes:
- Chris Boltendahl (vocal)
- Lars Schneider (baixo)
- Patrick Klose (bateria)
- Tobias “Tobi” Kersting (guitarra)
Faixas:
- 1.Reborn in Flames
- 2.Fire Angel
- 3.Beyond the Black Souls
- 4.Gods of Steel
- 5.Die for your Sins
- 6.Let the Evil Rise
- 7.Out of the Ruins
- 8.I am Metal
- 9.The Hammer that Kills
- 10.Iron Christ
- 11.Beds Are Burning (MIdnight Oil cover)
Redigido por Cristiano “Big Head” Ruiz