“Sleeping Giants” é somente o segundo full-lenght solo da carreira do ex-baixista do Megadeth, David Ellefson, já que o primeiro foi “Beamz Metal Factory” de 2011. Porém, esse segundo disco precisa ser analisado em três partes distintas.

David Ellefson (parte 1)
Ellefson gravou três faixas com a participação do vocalista Thom Hazaert . A primeira delas é “Vultures”. Um Groove/Thrash Metal que é longe de ser péssimo, mas não chega nem perto de ser bom. Ainda assim destaco o solo de guitarra gravado por David, pois segundo os créditos, as guitarras foram gravadas por ele e se essa informação estiver precisa, ele demonstrou ser um bom guitarrista. A canção título começa com uma bonita introdução de sleps executada por David e “seu solo” de guitarra é igualmente bom. Contudo a faixa é só ligeiramente mais interessante que a canção de abertura.
“Hammer (Comes Down)” é exageradamente groovada, mas os riffs e solos de guitarra são bem interessantes e mesmo com o exagero de groove ela acaba sendo a melhor entre as quatro primeiras. A quarta faixa é uma versão House/K-Pop de “Vultures”, que para mim é totalmente dispensável. Um tédio ter que escutar 7m27s dessa porcaria. Essa primeira parte encerra com a canção “If You Were God” que conta com os vocais de John Bush (ex-Anthrax) e é melhor que todas as anteriores juntas.
Nota 6,00

F5 (parte 2)
No período no qual Ellefson esteve afastado no Megadeth pela primeira vez, ele se incluiu em outro projeto de Heavy/Hard Rock chamado F5, juntamente com seu ex-companheiro de Megadeth, Jimmy DeGrasso, que substituiu Dave Small na bateria. Além disso, a banda também contava com Dale Steele nos vocais, e Steve Conley e John Davis nas guitarras. F5 gravou dois discos, em primeiro lugar, “A Drug For All Sessions” em 2005 e, depois, “The Reckoning” em 2008. David Ellefson permaneceu na banda até 2010 e desde então F5 permanece em hiato.
As faixas de 6 a 13 do “Sleeping Giants” são todas gravações do F5 até então inéditas. Elas apresentam uma sonoridade que mescla Heavy Metal e Hard Rock, se assemelhando com bandas do movimento grunge em alguns momentos. Os pontos mais fortes são os pesados riffs de guitarra. Destaco as seguintes canções: “Deadman Rise”, que é a abertura, “Bleeding”, “Why Can’t We Die?” e “Faded”. As músicas do F5 tampouco me empolgaram, porém achei melhores que as cinco primeiras do álbum.
Nota: 6,7

David Ellefson (parte 3)
Nessa última parte do “Sleeping Giants”, Ellefson apresentou mais cinco inéditas de sua autoria, todas no estilo Hard Rock/AOR, a saber, interpretadas pelo cantor, ator, instrumentista e compositor norte americano David Glen Eisley.
“Out In The Rain” é uma bela balada daquelas compostas pelas melhores bandas Arena Rock no período entre a última metade dos anos 70 e a primeira metade da década de 80. Ela imediatamente remete a nomes como Journey, Asia, Foreigner, assim como Styx, entre outros. “Voices”, uma típica canção de Hard Rock, inicia mostrando todo o potencial vocal de Eisley. Ele é certamente um cantor perfeito para essa sonoridade e sua voz lembra timidamente a do seu famoso compatriota Michael Bolton. Desse modo, fico admirado de não ter ouvido falar sobre ele até então.
A parte final do álbum segue com a faixa “Like Father, Like Son”, que equivale à expressão em português “tal pai, tal filho”. Mais outra animada canção Hard. “Home”, assim como “Out In The Rain”, é uma balada típica dos 80’s. O álbum se encerra com a canção “After All (Said And Done)”, um AOR que funcionaria em qualquer rádio FM do planeta.
Esse último grupo de músicas representa algo muito distante do David Ellefson que estamos acostumados, porém foi essa proposta a que melhor funcionou na compilação, inclusive ele deveria ter investido os seus esforços somente nela.
Embora seja fã desse excelente músico que é David Ellefson, não posso dizer que estou completamente decepcionado com esse lançamento. Mas sim que ele ficou muito aquém das minhas expectativas. No entanto, ouçam e tirem suas próprias conclusões.
Nota: 8,4
Nota Média: 7,04
Integrantes:
- Thom Hazaert (vocal nas faixas 1 a 4)
- David Ellefson (baixo, guitarras)
- David Glen Eisley (vocal nas faixas 14 a 18)
- John Bush (vocal na faixa 5)
F5
- Dale Steele (vocal)
- Steve Conley (guitarra)
- John Davis (guitarra)
- Jimmy DeGrasso/Dave Smal (bateria)
Faixas:
- 1.Vultures
- 2.Sleeping Giants
- 3.Hammer (Comes Down)
- 4.Vultures (Kristian Nairn Remix)
- 5.If You Were God
- 6.Deadman Rise
- 7.I Fall (F5)
- 8.Bleeding (F5)
- 9.Why Can’t We Die? (F5)
- 10.Dying on the Vine (F5)
- 11.Faded (F5)
- 12.Undeniable (F5)
- 13.Feel Your Pain (F5)
- 14.Out in the Rain
- 15.Voices
- 16.Like Father, like Son
- 17.Home
- 18.After All (Said and Done)
Ellefson toca e cria algumas coisas interessantes, infelizmente e felizmente a sombra do Megadeth pairá sobre ele…sempre!!!! Valeu!!!!