PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

Resenha: Magick Touch – “Cakes & Coffins” (2023)

“Cakes & Coffins” é o quarto álbum da banda norueguesa, Magick Touch.



Desde que ouvi e resenhei “Heads Have Got to Rock’n’Roll”, no ano de 2020, o power trio norueguês, Magick Touch, da cidade de Bergen, me deixou ansioso por seu quarto full lenght. Quase três anos completos se passaram e, na próxima sexta-feira, 19/5/2023, finalmente, chegará “Cakes & Coffins”, pelo selo Edge Circle Productions, o qual fez a gentileza de nos enviar o material antecipado para audição.

MAGICK TOUCH / Divulgação “CAKES & COFFINS” / Facebook

Fundado no ano de 2015, Magick Touch sempre esteve com o mesmo line-up, Christer Ottesen no vocal e baixo, HK Rein no vocal e guitarra e Bård Nordvik na bateria e vocal. Esse pode ter sido um dos fatores que colaboraram para o crescimento de sua sonoridade álbum após álbum. Mas em qual estágio dessa evolução se encontra “Cakes & Coffins”?

“Apollyon”

Essa pergunta será respondida na conclusão do texto. Mas, primeiro, vamos falar das faixas? Na abertura, temos “Apollyon”, que foi um dos três singles já adiantados e ganhou uma versão em fantástico videoclipe. Eis uma composição que reúne Hard Rock, Heavy Metal, intensidade e melodia, além de uma temática viajante. Na primeira vez que a ouvi, repeti pelo menos três vezes. *Apollyon é o equivalente grego a Abaddon, que é o anjo do abismo e da destruição!



“Teias de aranha de diamante
Almofadas cheias de cobras
Seduzindo porcos no salão de baile
Vaidade clandestina
Insanidade pródiga
Sujando o traje do imperador
Levei meu cavalo para beber nas fontes
639 votos para ninguém
Minha mãe, a prostituta da Babilônia
Meu pai escolheu o mar
Minha irmã aos pés de Apollyon
Você não precisa se preocupar comigo
Os bobos vão defender
A valsa da decadência
Então traga
O cálice venenoso
Nós não faremos as pazes parisienses ateus
Tiranos arrastados do palácio
Eu levei meu cavalo para beber das fontes
639 votos para ninguém
Minha mãe, a prostituta da Babilônia
Meu pai escolheu o mar
Minha irmã aos pés de Apollyon
Você não precisa se preocupar comigo”



The Judas Cross

Na sequência, mais um single, é a vez de “The Judas Cross”. A pegada Hard & Heavy permanece nessa canção, que também ganhou uma versão em videoclipe, mais simples que sua antecessora, na verdade, porém fomenta uma deslumbrante atmosfera Rock’N’Roll.

As vozes de Christer Ottesen e HK Rein funcionam juntas com perfeição. Ottesen como baixista e Rein como guitarrista são igualmente competentes. Todos esses mesmos elogios podem ser direcionados a bateria de Bård Nordvik. Que absurdo de trio Hard & Heavy fora produzido na Noruega, que provou que não é feita só de Metal extremo, A-HA e bacalhau. (rs)

O terceiro e, até agora último single, “When Eating a Wolf”,que está disponível somente em versão de áudio, é mais cadenciado que os dois primeiros, porém é tão intenso e profundo quanto ambos.

Aquelas mesmas referências citadas na resenha do “Heads Have Got to Rock’n’Roll” permanecem, Kiss, Alice Cooper, Thin Lizzy, Black Sabbath, mas a banda intensificou sua personalidade e tudo já soa mais Magick Touch do que qualquer outra influência que possa estar presente.



Sabe como podemos saber que um disco é candidato a masterpiece? Quando acabam os singles e cada faixa é melhor que a outra e isso é o que acontece de agora em diante.

MAGICK TOUCH / Divulgação / Facebook

“M.I.N.A”

“M.I.N.A” está entre as minhas favoritas, pois o vocal fica com o timbre parecidíssimo com Kevin Heybourne, vocalista e guitarrista da banda da NWOBHM, Angel Witch, porém variando entre o Heavy e o Hard de uma maneira que jamais seria ouvida em qualquer música do trio inglês.

“Babylon, Baby” tem uma sequência de riffs capaz de fazer acelerar a frequência cardíaca, um refrão grudento e solos de guitarra que tocam a alma do ouvinte. “Guillotine Dreams” destaca o trabalho competente do baterista Nordvik, que desenvolve repiques incríveis na introdução e em alternados momentos da composição.

Os solos de guitarra de Rein vão se tornando mais belos a cada nova audição. “Boots” é mais um dos momentos que soam Hard Rock americano da década de 70.



A influência nessa escola musical é explícita em quase todo o registro, contudo, sem jamais deixar a identidade Magick Touch em segundo plano.

“RAVEN”

A trinca final abre com “Raven”, a qual pode ser definida como uma balada agradável, porém, sem sombra de dúvidas, o seu ponto forte são os solos lisérgicos de guitarra, divinamente, executados por HK Rein. A canção soa relaxante e uma preparação para as duas finais, as quais serão conhecidas a seguir, mas antes disso, cada solo deve ser aproveitado em sua íntegra.

“Demons & Rust” soa como Kiss “cantado por Gene Simmons”, “ajudado por Paul Stanley no refrão”, só que com muito mais feeling e alto nível de musicalidade.

MAGICK TOUCH / Reprodução / Facebook

Um disco desse nível não poderia encerrar com uma canção que não fosse excelente e “World Is Coming Down” atende com mérito essa exigência. Assim sendo, não houve uma única faixa que eu não tenha curtido muito entre essas dez do track list.



Respondendo a pergunta proposta no início da resenha, “Cakes & Coffins” me soa como o auge evolutivo do Magick Touch, dentro da proposta sonora que o power trio se propõe a entregar aos ouvintes. Se o quinto full lenght vier ainda melhor, verdadeiramente, vai me deixar boquiaberto, já que o atual registro que será conhecido do público, brevemente, superou todas as minhas boas expectativas.

Gratulerer, Magick Touch, for den utmerkede “Cakes & Coffins”

Nota: 9,7




Integrantes:

  • Christer Ottesen (vocal, baixo)
  • HK Rein (vocal, guitarra)
  • Bård Nordvik (bateria)

Faixas:

  • 1.Apollyon
  • 2.The Judas Cross
  • 3.When Eating a Wolf
  • 4.M.I.N.A
  • 5.Babylon, Baby!
  • 6.Guillotine Dreams
  • 7.Boots
  • 8.Raven
  • 9.Demons & Rust
  • 10.World Is Coming Down

Redigido por Cristiano “Big Head” Ruiz

Portanto, se vocês amam a música pesada de alguma forma, o lugar de vocês também é aqui conosco.



PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

Redes Sociais

36,158FãsCurtir
8,676SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,950InscritosInscrever

Últimas Publicações

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]