PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

Resenha: Toxikull – “Under the Southern Light” (2024)

“Under the Southern Light” é o terceiro full lenght da banda portuguesa de Speed/Heavy Metal, Toxikull, que chegou no dia 23/2/2024, através do selo Dying Victims Productions. O sucessor de “Cursed and Punished” saiu, portanto, quase cinco anos após seu lançamento. Toxikull nasceu em 2016, a princípio como Toxic Room, na cidade de Cascais, lançando seu debut, “Black Sheep”, ainda no mesmo ano. Atualmente, o line-up do quarteto conta com os seguintes integrantes: Antim “The Viking ( vocal e baixo), Tommy 666 (bateria), Lex Thunder (vocal e guitarra) e Michael Blade (guitarra).



TOXIKULL / Divulgação / Facebook

Singles – Line-up

Assim que a canção “Night Shadowns” tem inicio, já nos damos conta que estamos diante de quatro músicos compententes, que sabem muito bem onde querem chegar com a sua música. Enquanto a abertura do álbum é um híbrido entre Speed e Heavy Metal, em “Around the World” temos algo que geralmente definem como Hard & Heavy ou Heavy Rock. Mas caso prefiram, em outras palavras, podemos definir esse misto como um AC/DC mais pesado.

Em seguida, a faixa que intitula o álbum, que é mais cadenciada que as anteriores, tem como destaque a voz drive de Lex Thunder, que também é um dos guitarristas. Aliás, em se tratando da dupla de guitarristas, Lex Thunder e Michael Blade executam riffs marcantes e solos que equilibram técnica, melodia e feeling.

Por outro lado, a cozinha formada pelo baixista Antim “The Viking” e pelo baterista Tommy 666 contrói um alicerce sólido, a fim de sustentar o peso das composições do Toxikull. Com resultado, a química entre os músicos, realmente, funciona.



Uma viagem da mente aos anos 80

O Hard/Heavy entra em cena mais uma vez com “Battle Dogs”, fazendo com que a mente viaje anos 80, ainda que a música do Toxikull não soe datada em um segundo sequer. O Speed/Heavy Metal voltar a dar as cartas do jogo, logo depois, em “Ritual Blade”, e a voz de Thunder parece cada vez mais estridente e poderosa.

Um pequeno tema instrumental dedilhado, “Ghost of a Dream”, serve de ponte para a minha música favorita desse álbum, ou seja, a faixa de número 7. “Knights of Leather” tem uma atmosfera que fomenta uma vibe sensacional. É como se ao mesmo tempo, estivessem na canção, Accept e Judas Priest mesclados de forma homogênea. Além disso, tudo em “Knights of Leather” soa acima do bem e do mal, vocal, riff, solo, baixo e bateria.

TOXIKULL / Photo by Zoe Lilith Photo

Trinca final

Já “Going Back Home” chega ao propósito de nos levar de volta para casa, pincipalmente, depois de sermos atropelados pela canção que a antecede. Contudo, sua linha de baixo é tão fantástica que acabamos sofrendo novo atropelamento. “They Are Falling” é a composição mais Heavy tradicional do disco, mas, é claro, com uma roupagem mais moderna, sem parecer excessivamente old school.

O terceiro full lenght do Toxikull encerra com um cover, “Filhos do Metal”, da veterana banda portuguesa Xeque-Mate, a qual é originária da famosa cidade de Porto.



“Como os ratos da noite,
Um de nós, cada esquina;
Procurados pela lei,
Cabeça a prêmio na vila

Porque somos filhos…
Porque somos filhos…
Porque somos filhos do metal!

Não temos papas na língua,
Ninguém nos há-de calar!
A vossa hora chegou!
Temos ordens pra matar!

Porque somos filhos…
Porque somos filhos…
Porque somos filhos do metal!



Não temos medo a ninguém!
Que venha o papa ou o presidente!
Que grande festa vai ser,
Vamos linchar muita gente!

Porque somos filhos…
Porque somos filhos…
Porque somos filhos do metal!

Ao metralhar das guitarras,
Marcharemos sobre a cidade!
Reduziremos a metais,
Melões ” de qualquer idade!

Porque somos…
Porque somos…
Porque somos filhos do metal!”



Congratulo ao Toxikull pelo seu ótimo lançamento e oxalá não tarde em nos trazer mais outro disco de qualidade, da mesma forma que fez com “Under the Southern Light”.

Nota: 8,8

Integrantes:

  • Antim “The Viking” (vocal e baixo)
  • Tommy 666 (bateria)
  • Lex Thunder (vocal e guitarra)
  • Michael Blade (guitarra)

Faixas:

  • 1.Night Shadows
  • 2.Around the World
  • 3.Under the Southern Light
  • 4.Battle Dogs
  • 5.Ritual Blade
  • 6.Ghost of a Dream
  • 7.Knights of Leather
  • 8.Going Back Home
  • 9.They Are Falling
  • 10.Filhos do Metal (Xeque-Mate cover)

Redigido por: Cristiano “Big Head” Ruiz



PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

Redes Sociais

36,158FãsCurtir
8,676SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,950InscritosInscrever

Últimas Publicações

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]