O Savatage é uma banda norte americana que iniciou sua carreira em 1977, participou do movimento chamado US Power Metal nos anos 80 e encerrou suas atividades em 2002. Entre seus principais trabalhos estão clássicos como “Power Of The Night”, “Hall Of The Mountain King”, “Gutter Ballet”, “Edge Of Thorns” e “The Wake of Magellan”, entre outros.
O grupo foi fundado pelos irmãos Jon e Criss Oliva, tendo contado com diversas formações no decorrer dos anos. Criss infelizmente faleceu em um trágico acidente de carro em 1993. Jon deixou os vocais no álbum “Edge Of Thorns”, com a chegada de Zak Stevens, retornando a função apenas no último disco do grupo, “Poets And Madmen”. Nesse meio tempo, Jon Oliva se dedicou aos teclados e cantou em faixas esporádicas, além de participar de alguns duetos com Zak ao vivo.

Crescendo depois do fim
Com o passar dos anos, o Savatage se transformou em um nome cult e, com o crescente aumento de sua base de fãs mesmo depois do término da banda, havia uma comoção enorme para que o grupo retornasse em algum momento.
Em 2015, o Savatage aceitou fazer um show especial no Wacken Open Air, trazendo mais expectativas ainda aos fãs sobre uma possível volta triunfal. Mas durante cerca de dez anos, nada muito concreto aconteceu nos bastidores.

Em 2022, no entanto, uma movimentação bastante favorável começou a se desenhar. Finalmente, os integrantes assumiram publicamente que trabalhavam em novas composições e que um álbum de estúdio estava sendo preparado.
Acidente de Jon Oliva
Infelizmente, em 2023, Jon Oliva acabou sofrendo um acidente que acabou atrasando o lançamento do disco e também o retorno do grupo aos palcos. Segundo o próprio Jon:
“Bem, estávamos trabalhando em um novo disco do Savatage até que fraturei minha coluna e então temos que adiar isso agora até o primeiro dia do ano. Eu escorreguei em uma bola de gude que estava no chão molhado e fraturei minha vértebra T7. É muito doloroso. na verdade, estou com muita dor agora. Tenho que usar esse tipo de colete de suporte por quatro meses.”
Um ano depois do acidente, o festival Monsters Of Rock anunciou oficialmente o Savatage como parte do lineup especial que marcará os 30 anos do evento no Brasil. A repercussão foi enorme. Diversos meios de comunicação internacionais deram destaque a esta apresentação histórica que ocorrerá no dia 19 de abril, no Allianz Parque, na cidade de São Paulo.

Savatage no Brasil em 2025, mas… sem Jon Oliva?
A notícia foi tão impactante quanto a formação que, provavelmente, estará presente no evento. Segundo a Mercury Concerts, produtora do Monsters Of Rock no Brasil, a banda que virá ao Brasil é formada por:
- Zak Stevens (voz)
- Chris Caffery (guitarra)
- Al Pitrelli (guitarra)
- Johnny Lee Middleton (baixo)
- Jeff Plate (bateria)
O nome de Jon Oliva não aparece no comunicado, nos deixando sem saber os motivos da possível ausência. Esperamos que Jon já tenha se recuperado e, mesmo que ele não venha ao Brasil em 2025, possa estar apto a participar de shows futuros.
Traremos maiores informações em breve.
Jon Oliva e seus teclados, o homem da base ali na maioria das músicas…Fico na expectativa, valeu!!!!
Conheci Savatage por acaso, numa comunidade do Orkut chamada Metaldown, só com discografias.
Pouco tempo depois tava comprando Edge of Thorns, usando músicas em aulas com meus alunos e etc.
Nem sou tão fã de Savatage, mas imagino que a banda sem o Jon Oliva é mais ou menos como o Curintia sem o apito amigo…rs
Brincadeiras a parte, espero que o patrao tenha a melhor recuperação possível.
Sem o Jon é mesmo que ver Iron maiden sem o Steve
A banda não é formada por um único integrante, JON OLIVA é um ícone, contudo temos ainda Zak Stevens que contribuiu e muito para o Savatage, além dos solos e criatividade na guitarra de Chris Caffery.