Quando o mundo entrou em colapso por conta da pandemia, muitos artistas e bandas ficaram um tanto perdidos por conta do momento desagradável que todos estavam e ainda estão vivenciando. Com o passar do tempo, pessoas foram tendo ideias e buscando manter contato com os amigos e familiares mesmo que de forma virtual. Isso trouxe uma ideia muito interessante para os músicos, que passaram a se reunir de forma remota e começar a passar sons uns para os outros. Isso gerou muitos frutos dos mais variados tipos. Dentro de tais ideias, você pode encontrar desde bandas que gravaram discos e videoclipes, e também músicos que se reuniram para gravar trilhas de filmes, e covers de outras bandas. E essa nova estrutura segue firme como parte da saída para continuar a arte de produzir música.
Em meio a tudo isso, artistas que fazem parte de bandas com ideias de projetos engavetados, ou voltados para alguma outra direção, passaram a tirar a poeira das gavetas e colocar as anotações em prática.

Kevin Ridley, vocalista e principal compositor da banda inglesa de Folk Metal, Skyclad, estava com o a ideia de fazer algo fora de sua banda, mas sem sair de seus ideias e suas raízes musicais. O nome do seu projeto que seria algo ocasional é o Theigns & Thralls, que de forma literal, basicamente significa mestres e servos.
Quando Ridley expôs sua ideia, muitos outros músicos da cena medieval aprovaram sua iniciativa e se prontificaram a participar de seu projeto. Foram mais de 25 músicos que se envolveram com a ideia e de bandas do calibre de Korpiklaani, Ensiferum, Cruachan, Waylander, Celtibeerian e Metal De Facto, além de músicos solo, incluindo novos e antigos conhecidos de Ridley. Eles contribuíram com tudo, desde bateria, baixo, guitarra, violino, apitos, gaitas de foles a sanfona e vocais.
O vocalista explicou como a ideia tomou força e como ela se modificou até poder ganhar vida:
“Acho que, porque muito do álbum foi escrito e gravado em um espaço de tempo bastante curto, há certa sensação e continuidade nele. Há uma mistura de influências celtas de Speed Punk, Folk Metal e Rock clássico. Somado a isso, em termos de conteúdo lírico, há uma forte valorização da história, literatura e humanismo que se unem.”
Além de lançar o álbum e os vídeos, a próxima fase da evolução da banda será o de formar um time para fazer os shows nas datas e locais que puderem receber eventos. Também poderá acontecer a aparição de artistas convidados, tornando a apresentação do projeto numa grande festa.
A gravadora Rockshots Records anunciou o lançamento do álbum auto-intitulado do Theigns & Thralls para o dia 8 de abril de 2022. A sonoridade do Theigns & Thralls é indicada para os adeptos de Cruachan, Fiddlers Green, Flogging Molly, Volbeat, incluindo o próprio Skyclad.

O line up do Theigns & Thralls é formado por:
- Kevin Ridley (Skyclad) (vocais, guitarra e mandola)
- John Ryan (ex-Cruachan) (violino, violoncelo e vocal de apoio)
- Dave Briggs (Waylander) (guitarra, apitos e backing vocal de apoio)
- Arjon Valk (baixo e vocal de apoio)
- Mike Verhof (bateria)