O Symphony X vive um período de hiato considerável se pensarmos em lançamentos oficiais. Desde 2015, com a chegada de “Underworld”, o grupo não apresenta nenhum novo trabalho de inéditas.
Há cerca de dois anos atrás, o guitarrista Michael Romeo revelou que pretendia lançar um novo registro do Symphony X em meados de 2023, mas obviamente, acabou não dando certo.
Em uma nova entrevista concedida revelou a Ola Englund, no programa “Coffee With Ola”, Romeo voltou a afirmar que tem muito material escrito para o novo disco da banda. Ele disse o seguinte:
“Conosco não é como, ‘Oh, sim, vamos escrever um, como se diz, single, e depois só ter um monte de preenchimentos. É , tipo, tudo tem que ser tão bom quanto pode ser. Então, sim, fica mais difícil e leva mais tempo. Aí você adiciona a COVID e um monte de outras coisas, e então é, tipo, ‘Oh, merda. Agora faz oito anos ou algo assim’.
O que é diferente agora do que no passado é que poderíamos tirar um monte de folga. Haveria alguns royalties dos CDs daquela época chegando e meio que nos ajudando no tempo de inatividade e realmente terminariamos o disco e depois voltariamos com um novo disco, uma turnê. Então agora o que acontece é que esse dinheiro acabou. Então temos que fazer uma pequena turnê, manter as coisas funcionando, trabalhar no álbum, realmente voltar. Então tem sido assim há algum tempo.
E para mim, eu escrevo a maior parte das músicas, então para mim é difícil porque você fica sentado no estúdio por algum tempo e pensa, ‘Tive essa ideia’, e você está tentando juntar essas novas coisas, aí acontece algo como, ‘Oh, temos que sair em turnê agora’. Tudo bem, legal. Nós fazemos as nossas coisas. E então você volta e pensa: ‘Em que diabos eu estava trabalhando antes? Esse riff estava aqui mesmo?’.
E então você está tentando organizar todas essas coisas. E você fica perdido, tipo, ‘Oh, eu tenho todas essas ideias novas’. Então você continua adicionando novas partes E depois de um longo período de tempo, é como se, ‘Oh meu Deus, há tantas coisas que nem consigo administrar agora’. É Muito material, tipo três horas de material, mas agora está realmente fazendo sentido.”
Completando seu pensamento sobre o novo disco do Symphony X, o guitarrista comentou sobre quanto tempo demoraria para finalizar esse novo material:
“Vai levar algum tempo para organizar tudo. Não é como se não houvesse nada lá. Não é tipo, ‘Oh, cara, temos que começar do zero.’ Tem bastante coisa. Na verdade, é opressor. Nunca me lembro de ter ficado tão impressionado com a quantidade de coisas que temos, porque durante o último ano e meio ou algo assim, toda vez que havia uma pausa, era tipo, ‘Ok, vou escrever alguma coisa.’ Eu não parei e pensei, ‘Bem, deixe-me terminar isso.’ Foi tipo, bum, tenho todas essas ideias e simplesmente continuei. Então agora está tudo bem, chega de escrever. Agora vamos partir para organização.”
Em 2022, Romeo lançou seu disco solo, “War Of The Worlds Pt. 2”, via InsideOut Music.
Tá aí uma banda que eu considero melhor do que Dream Theater!!!! Gosto muito dos primórdios da banda!!!! Fico na expectativa sobre futuros projetos e album, valeu!!!!