2021 foi e ainda continua sendo um ano excelente para a música pesada e seus apreciadores.
Diversos artistas renomados lançaram seus aguardados e respectivos novos trabalhos, tendo alguns destes causado surpresas agradáveis enquanto outros nem tanto, e em alguns casos alguns não conseguiram causar o impacto que tanto esperávamos.
Do Heavy ao Hard, passando por estilos como Black, Death, Thrash, Doom, Power, Prog, Symphonic, Speed Metal e outros, tivemos lançamentos para todos os gostos.
Pensando na questão de indicar e falar um pouco sobre alguns desses lançamentos, resolvemos fazer uma “Edição Especial” do nosso quadro semanal, Vale a Pena Ouvir de Novo-Especial: Melhores do Ano.
A intenção aqui, é falar de discos que nós gostamos, indicamos e alguns estarão em nossas listas de “Melhores de 2021”.
Vale lembrar que as bandas aqui indicadas bem como a questão de gostar (ou não), é algo totalmente “subjetivo”, já que gosto é algo pessoal e a intenção aqui é tão somente fazer um retrospecto, relembrando aos nossos leitores e seguidores, alguns desses trabalhos.
Algumas dessas bandas estarão em suas listas pessoais?
Sejam bem vindos ao VALE A PENA OUVIR DE NOVO.
*As listas de Melhores do Ano começarão a ser divulgadas a partir de 1º de janeiro de 2022 no site e na página do MUNDO METAL.

- Indicado: Angelus Apatrida
- Álbum: Angelus Apatrida
- Ano de lançamento: 2021
- Categoria: Thrash Metal
Três anos após “Cabaret de La Guillotine”, os espanhóis do Angelus Apatrida editaram mais um disco de inéditas.
Lançado oficialmente no dia 5 de fevereiro, “Angelus Apatrida” é o sétimo disco da carreira do quarteto espanhol, na estrada desde 2000.
Contendo 10 excelentes faixas divididas em pouco mais de 46 minutos, o disco é uma excelente opção aos apreciadores do bom e velho Thrash Metal.
Gravado durante os meses de setembro e outubro de 2020, “Angelus Apatrida” (o disco) foi mixado e masterizado nos Estados Unidos e produzido pela própria banda.
Antecedendo a chegada do disco homônimo, houve o lançamento de “Bleed The Crown”, single de estreia, que serviu de carro chefe e aperitivo para os fãs que certamente ansiavam por um álbum completo (e que não demorasse a chegar).
Rápido, pesado e técnico, o novo single serviu também como “amostra” do que viria a seguir. Ou seja, a banda definitivamente soube escolher a música para representar o novo trabalho e caso estivéssemos falando de futebol, diria que este foi um golaço dos espanhóis.
“Indoctrinate” e “The Age Of Desinformation” vieram em seguida formando a trinca de ases do quarteto.
O desempenho brilhante do novo registro elevou o nome do Angelus Apatrida na cena do Thrash Metal e o resultado foi um improvável primeiro lugar nas paradas de sucesso em sua terra natal. Algo quase inacreditável para o tipo de música executada pela banda. Mais que uma grata surpresa da “nova” cena, o Angelus Apatrida lançou um dos melhores (senão o melhor) álbuns de Thrash Metal de 2021, mostrando que beberam na cena old school de nomes como Overkill, Death Angel, Megadeth (fase inicial), Exodus, Heathen (fase inicial), Testament, Annihilator (fase inicial), Slayer e outros.

Caso o amigo ainda não tenha intimidades com a sonoridade da banda, então é recomendado que comece suas audições por esta pedrada aqui.
Banda e disco altamente recomendados.
Integrantes:
- Guillermo Izquierdo (guitarra, vocal)
- David G. Álvarez (guitarra)
- José J. Izquierdo (baixo)
- Víctor Valera (bateria)
Faixas:
- 01 Indoctrinate
- 02 Bleed The Crown
- 03 The Age of Disinformation
- 04 Rise Or Fall
- 05 Childhood’s End
- 06 Disposable Liberty
- 07 We Stand Alone
- 08 Through The Glass
- 09 Empire Of Shame
- 10 Into The Well
Redigido por: Geovani “Nikki Sixx” Vieira