É bem verdade o dito de que toda homenagem é pouca para uma grande figura como Eddie Van Halen, mas dentre todas as homenagens póstumas possíveis existe uma em especial.
No dia 18 de janeiro será lançado o livro “Enough Already: Learning To Love The Way I Am Today”, escrito por Valerie Bertinelli, ex-esposa de Eddie. O livro tratará sobre a luta do lendário guitarrista contra o câncer até seus últimos momentos de vida.
Em seu novo livro, Valerie conta sobre a batalha longa contra o câncer que durou até outubro de 2020, e que ela e o filho Wolfgang estavam juntos no fatídico momento. Eles se juntaram a outros membros da família, incluindo a segunda esposa de Eddie, Janie Liszewski, e seu irmão, Alex Van Halen.
A revista People publicou uma pequena parte do que foi escrito por Valerie para entender um pouco sobre o desabafo através dos versos dela.
Valerie disse a Eddie ainda em vida no momento em que ambos choravam:
“Talvez da próxima vez, certo? Talvez da próxima vez consigamos acertar.”
Valerie conta que na manhã do dia 6 de outubro, recebeu uma ligação de Wolfgang dizendo:
“A respiração de Ed mudou e que tenho que chegar ao hospital o mais rápido possível. Sua morte veio em câmera lenta.”
Valerie revela como foi a despedida de Eddie a ela e a Wolfgang:
“‘Eu te amo’ são as últimas palavras que Ed diz a Wolfie e a mim, e são as últimas palavras que dizemos a ele antes que ele parasse de respirar.”
Ela disse que após 20 minutos de silêncio, eles começaram a compartilhar histórias sobre o músico icônico e começaram a rir, não a chorar.
Foram 20 minutos de silêncio ininterruptos após o choque causado pela despedida final de Eddie, e logo após esse tempo, Valerie revela qual foi a reação dos dois em seguida:
“De repente, todos nós estamos tendo um colapso. Nós rimos – e é muito melhor do que chorar.”
Relembre a mensagem publicada por Valerie no exato dia da despedida de Eddie somada a uma foto tirada entre os três – Valerie, Wolfgang e Eddie:
“40 anos atrás minha vida mudou para sempre quando te conheci. Você deu-me a única luz verdadeira em minha vida, nosso filho, Wolfgang. Durante todos os seus tratamentos desafiadores para o câncer de pulmão, você manteve seu espírito lindo e aquele sorriso travesso. Estou muito grato por Wolfie e por termos conseguido segurar você em seu último momentos. Eu vou te ver em nossa próxima vida, meu amor.”
Valerie e Eddie colocaram um fim no matrimônio em 2002 após 21 anos casados. O divórcio oficial aconteceu cinco anos mais tarde. Mais dois anos se passaram e Eddie se casou pela segunda vez agora com Liszewski em 2009. Valerie também repetiu a dose em 2011, e recentemente pediu o divórcio, mais precisamente em novembro de 2021.
Eddie Van Halen faleceu no Centro de Saúde de Providence Saint John em Santa Monica, Califórnia.